Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 21 de maio
Bloqueio ainda mantém o tempo firme e seco entre SP, MG e GO e frente fria continua se deslocando no Sul do país
Foto: Canva
Quarta-feira será marcada por tempo seco e quente no Brasil Central, especialmente em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O bloqueio atmosférico continua atuando nessas regiões, mantendo a umidade baixa e o tempo firme. Já no Sul, a frente fria avança e provoca temporais em Santa Catarina e Paraná. No Nordeste, a circulação de ventos reforça a instabilidade no litoral, com risco elevado de transtornos em capitais como Recife, Maceió e Aracaju.
Região Sul:
A frente fria começa a mudar o tempo no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e no sul do Paraná. Os acumulados podem chegar a 50 mm em cidades como Blumenau e Urubici (SC), Curitiba e Francisco Beltrão (PR).
No sul do RS, o ar frio predomina, com mínimas de 5 °C em cidades como Bagé. O norte do Paraná ainda segue com tempo firme e sensação de abafamento.
Região Sudeste:
O bloqueio atmosférico mantém o tempo firme e ensolarado no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em áreas do interior paulista e oeste mineiro. No litoral sul de SP, a aproximação da frente fria pode provocar chuva fraca, mas sem volumes significativos.
Região Centro-Oeste:
O tempo segue estável em praticamente toda a Região Centro-Oeste. O dia será de sol forte e calor em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A umidade do ar pode cair para menos de 20% em áreas entre a divisa de MT e GO, aumentando o risco de desconforto e problemas respiratórios.
Região Nordeste:
A costa leste do Nordeste segue com previsão de chuva intensa, especialmente entre Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O risco é de alagamentos e transtornos nas capitais Maceió, Recife e João Pessoa.
No interior do Nordeste, há possibilidade de pancadas fortes no sul do Ceará e nas divisas com PE e PB. Já em Salvador, o tempo tende a melhorar à tarde. No oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, o ar seco predomina, com umidade abaixo dos 30%.
Região Norte:
O norte do Amazonas, Pará e Roraima segue com pancadas de chuva e risco de temporais. Em contrapartida, o tempo seco domina o sul do Amazonas, sul do Pará, Rondônia e Tocantins. O centro-sul do Tocantins deve registrar umidade abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
