Climatempo prevê ciclone e temporais no Sul do Brasil

Semana que começou fria em partes da região Sul vai receber agora um ciclone extratropical e uma nova frente fria pela costa da região

A semana começou com temperaturas baixas e chuva em parte da Região Sul. Estas instabilidades até perderam força no Rio Grande do Sul, mas ainda persistem em parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos dias, a atuação de um ciclone extratropical e a passagem de uma nova frente fria pela costa da Região, aumenta o risco de temporais, chuva volumosa e ventania.
Nesta quarta-feira (05), uma mudança no padrão da circulação de ventos já transporta nuvens carregadas sobre o oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul.enbsp; Essa chuva pode vir em forma de temporais, com raios e queda de granizo, atingindo áreas da Fronteira Oeste e a região das Missões no estado gaúcho e a região de Foz do Iguaçu, Guaíra e Umuarama no Paraná. Pode chover no extremo oeste de Santa Catarina, mas a chuva ainda ocorre de forma mais isolada.


Na quinta-feira (06), a formação de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul, favorece o reforço da chuva sobre a Região.enbsp;A quinta será de alerta para temporais em todo o interior da Região.enbsp;As capitais, ficam em atenção para chuva forte e persistente e as temperaturas ficam baixas.



Atenção! As rajadas de vento podem chegar até 70 km/h em algumas regiões, incluindo o litoral dos três estados



Á noite, este ciclone extratropical se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria. Na sexta-feira (07) a frente fria atua mais sobre o Sudeste do país, mas seu ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ajuda a causar pancadas de chuva e rajadas de vento de mais de 80km/h do sul ao leste, norte e nordeste gaúcho, incluindo a região deenbsp;Porto Alegre. Ainda chove no litoral sul, sul e áreas de serra de Santa Catarina, mas grande parte da Região volta a ter tempo firme. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas ficam baixas, principalmente no leste do Paraná.



As rajadas de vento são ainda mais fortes, na sexta, com alerta para o sul do Rio Grande do Sul, áreas de serra do estado gaúcho e de Santa Catarina. Nestas regiões as rajadas podem chegar aos 100 km/h. Nas demais áreas da Região Sul, rajadas variando de 60 a 70 km/h. O vento só perde força no sábado (08).enbsp;O mar também fica agitado com ondas de até 3 metros de altura na sexta-feira, por toda a costa do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina

Chuva acumulada de 04/10/2022 a 08/10/2022
Chuva acumulada de 04/10/2022 a 08/10/2022
COMENTÁRIOS
TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.