Climatempo alerta para mais uma semana com muita chuva e ventania no Sul

Com a formação de nuvens pesadas, há indicativo para eventual queda de granizo em grande parte do Sul do país, além de raios e fortes rajadas

Publicado em 19/11/2023

Segundo informações do Climatempo, nNo decorrer desta semana a situação volta a preocupar os estados da Região Sul e há previsão de mais chuva e ventania para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As instabilidades ganham força nos próximos dias e o potencial para transtornos aumenta!

A semana até começa sob atuação de uma massa de ar seco que deixa o tempo firme desde o centro-sul do Paraná, até o estado gaúcho. As temperaturas voltam subir no interior da Região e a umidade relativa do ar tende a ficar mais baixa, podendo atingir valores inferiores a 30%.
 Segundo so climatologistas, as instabilidades ganham força nos próximos dias e o potencial para transtornos aumenta!
Segundo so climatologistas, as instabilidades ganham força nos próximos dias e o potencial para transtornos aumenta!

A mudança no tempo começa a partir desta terça-feira (21). A atuação de uma baixa no Paraguai e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, reforça a entrada de umidade no interior do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e há previsão de alguns temporais isolados todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.

No Paraná, a chuva chega no final da tarde, mas ainda de maneira bem irregular. A situação é mais preocupante no Rio Grande do Sul! A chuva pode começar desde cedo, intercalando períodos de melhora, mas ganha intensidade no meio do dia, com risco de temporais e ventos que podem chegar aos 70 km/h.

Na quarta-feira (22), a situação passa a ser de alerta para toda a Região. Uma baixa pressão próxima ao continente, combinada com a circulação de ventos e a presença de alguns cavados meteorológicos entre Argentina e Uruguai, favorece nuvens de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A condição é de tempo fechado na metade sul e oeste gaúcha, com pancadas persistentes. Já no estado catarinense e no Paraná, as pancadas intercalam algumas breves aberturas de sol, mas há indicativo de temporal.



As condições de tempo se agravam mais nos municípios já afetados com a chuva da última semana. As áreas de serra do Rio Grande do Sul, planalto oeste de Santa Catarina, devem ficar em alerta! De terça a quinta-feira (23), o indicativo é de acumulados bem expressivos, com chuva podendo passar dos 100mm em muitas regiões gaúchas e atingir valores em torno de 80 a 120 mm no Alto Vale do Itajaí e parte do norte catarinense, podendo ficar próximo de 150 mm em algumas áreas.
Já na Grande Florianópolis os acumulados variam entre 60 e 80 mm. No Paraná, a situação volta a preocupar os municípios do noroeste, oeste e sudoeste, onde os acumulados podem atingir valores em torno de 100mm também nos próximos dias.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Quedas e oscilações de energia causam prejuízo milionário no campo
2
Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta
3
Arroba do gado pronto tem queda em algumas praças brasileiras
4
Soja encerra a semana com mais um dia de queda na Bolsa de Chicago
5
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
6
Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo
7
Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações
8
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
9
PR está entre os os três maiores exportadores do agronegócio do país em janeiro
10
Calor volta a acelerar a maturação do tomate e preço cai nos atacados
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.