Chuvas intensas e risco de transtornos no Sul seguem até segunda-feira com alerta para áreas do Centro-Oeste e Sudeste
Chuvas intensas seguem no Sul até segunda-feira com risco de transtornos e também atingem áreas do Centro-Oeste e Sudeste

Chuva deve se intensificar no Sul durante o fim de semana, com acumulados elevados em regiões já afetadas. Foto: Canva

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para a continuidade das chuvas intensas no Sul do Brasil até a próxima segunda-feira (30). Segundo a previsão atualizada, as instabilidades devem se intensificar neste fim de semana, atingindo também áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Nesta sexta-feira (27), as instabilidades mais significativas se concentram no centro-sul de Mato Grosso do Sul, na faixa sul e litoral de São Paulo — podendo alcançar a Região Metropolitana — e em grande parte do Paraná. Também há previsão de chuva isolada para o litoral norte e o norte de Santa Catarina. Os volumes variam de 20 a 60 mm, com possibilidade de ocorrências em curto espaço de tempo.
No sábado (28), as chuvas retornam ao norte do Rio Grande do Sul e ao sul de Santa Catarina, deslocando-se em direção ao centro e litoral gaúchos, com acumulados entre 50 e 110 mm. Regiões já fragilizadas, como os Vales do Taquari e do Jacuí, a Serra Gaúcha e áreas da Região Metropolitana, devem permanecer em alerta para novos transtornos.
No domingo (29), um novo sistema frontal reforça as instabilidades, com volumes que podem superar os 100 mm em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Também são esperadas rajadas de vento e descargas elétricas. À noite, o foco da chuva mais forte deve se deslocar para o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira (30), a tendência é de enfraquecimento da instabilidade no Rio Grande do Sul, embora o tempo siga chuvoso em pontos do Paraná, de Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. A partir de terça-feira (1º), novas áreas de instabilidade podem voltar a se formar sobre o Sul do país.
