Chuvas avançam pelo interior do Nordeste e devem se intensificar até terça-feira
Volumes mais expressivos são esperados na região do MATOPIBA, com destaque para áreas produtoras de milho e algodão
Previsão indica chuvas persistentes sobre o interior do Nordeste, especialmente em áreas agrícolas do MATOPIBA. Foto: Canva
As chuvas que vêm atingindo o sul da Bahia nos últimos dias começaram a se deslocar para o interior do Nordeste nesta sexta-feira (11) e devem se intensificar até a próxima terça (15), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A tendência é de que os maiores volumes ocorram na região do MATOPIBA — que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — área estratégica para a produção agrícola.
De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, a mudança no padrão atmosférico, causada pela passagem de um sistema frontal no oceano, está elevando os níveis de umidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre a região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), outro sistema relevante neste período, também ganha força, especialmente sobre o norte e leste do Nordeste, impactando estados como Maranhão, Piauí e Ceará.
A Bahia e o litoral de Sergipe seguem com previsão de chuvas persistentes no fim de semana. No estado baiano, áreas como o centro-sul, o Recôncavo e a capital Salvador seguem em atenção devido aos acumulados elevados esperados.
A expectativa é positiva para o campo. Depois de um verão marcado por chuvas irregulares, o retorno das precipitações é bem-vindo em várias regiões do interior nordestino. No Tocantins e no Maranhão, por exemplo, o volume previsto deve beneficiar lavouras de milho em floração e plantações de algodão que iniciam agora a fase de formação das maçãs, conforme explica a agrometeorologista Lucietta Martorano.
Também há expectativa de melhora nas condições hídricas no sudoeste do Piauí e no oeste da Bahia, áreas ainda classificadas como em restrição hídrica pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
