Chuva se intensifica entre MT, GO e DF nos próximos dias

Há muita instabilidade presente em áreas do Centro-oeste do Brasil
Imagem do autor

Publicado em 25/03/2024

Segundo as estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) das 13h da sexta-feira (22) até as 13h do sábado (23) foram registrados:





79.6mm em São José do Rio Claro (MT)

67.0mm em Novo Gama (GO)
53.4mm em Pirenópolis (GO)

51.4mm em Nova Olímpia (MT)

48.0mm em Brasília (DF)
38.6mm em Chapada dos Guimarães (MT)

33.8mm em Cuiabá (MT)

26.2mm em Goiânia (GO)




As pancadas de chuva continuam

A chuva deve ganhar força especialmente entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal nos próximos dias. Neste domingo, 24 de março, o dia já começa com muita nebulosidade e chance de chuva a qualquer momento nessas regiões. O alerta de temporais indica um grande volume de chuva e ventania que pode ultrapassar a casa dos 70km/h.





Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, a manhã deve ser de sol, e à tarde são esperadas pancadas de chuva de maneira isolada, com mais intensidade no norte do estado. Em Campo Grande a situação é mais tranquila, os volumes acumulados não devem ser muito significativos. E no sul do estado, como a região de Ponta Porã, não deve chover.





O cenário de temporais deve ser potencializado em algumas áreas, especialmente, em Mato Grosso, em função de uma nova área de baixa pressão que ajuda a formação de nuvens carregadas na segunda-feira (25).





Há chance de problemas como alagamentos e enchentes em função do excesso de chuva. O risco de danos ocasionados pela ventania também não deve ser descartado.





Na terça (26) e na quarta-feira (27), o mesmo padrão deve se repetir. A região de Rondonópolis, por exemplo, pode chegar a acumular mais de 130mm.







Mesmo com a chegada da chuva mais intensa, o tempo continua abafado e com temperaturas que ainda devem ser elevadas no período vespertino. Exceção apenas a região do Distrito Federal, que deve ter máximas girando em torno de 25ºC e 26ºC.


Mapa de acumulado de chuva no Brasil de 23 a 27 de março de 2024. Fonte: Climatempo.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.