Chuva no litoral do Rio e sul do Espírito Santo marca quarta-feira com frio no Sul e tempo seco no Centro-Oeste
Nesta quarta-feira (06), a previsão do tempo indica estabilidade em grande parte do país, segundo a Climatempo. As exceções ficam por conta de pancadas de chuva localizadas no Sul e Norte do Brasil, além de instabilidades na costa leste do Nordeste e entre o litoral do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. No Rio Grande do Sul, o ar frio provoca geada nas primeiras horas do dia.
Na Região Sul, o tempo permanece firme na maior parte dos estados. No entanto, áreas entre o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná podem ter pancadas de chuva fracas a moderadas. Há risco de chuva forte localizada especialmente entre o norte gaúcho e o oeste catarinense.
A circulação de ar frio, associada à massa de ar polar sobre o oceano, mantém as temperaturas mais baixas. Pela manhã, há potencial de geada nas regiões da Campanha e da Serra do Sudeste do RS. Já nas capitais, Porto Alegre terá tempo estável, enquanto Florianópolis e Curitiba podem registrar chuviscos rápidos e sensação de frio.
A frente fria avança pela costa e provoca chuva no litoral do Sudeste. O destaque é a chuva no litoral do Rio, que pode vir acompanhada de raios, principalmente no interior do estado e no sul do Espírito Santo. Também chove de forma persistente no litoral paulista, com volumes mais altos esperados na região de Peruíbe.
Por outro lado, o interior de São Paulo segue com tempo firme, especialmente nas regiões norte e noroeste, que continuam sob influência do ar seco. Em Minas Gerais, há chance de pancadas localizadas no sul, Zona da Mata e Vales, enquanto o restante do estado enfrenta baixa umidade do ar à tarde.
Em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, o cenário permanece de sol forte e tempo seco. A baixa umidade do ar é o principal alerta da região, com índices que podem cair abaixo de 20% entre Goiás e o nordeste de Mato Grosso. Ainda assim, Campo Grande e Cuiabá não devem atingir níveis críticos de URA nesta quarta-feira.
A costa leste do Nordeste segue com formação de nuvens carregadas por causa da circulação dos ventos marítimos. As chuvas variam de fracas a moderadas entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, com possibilidade de pancadas mais fortes em alguns momentos. No litoral do Maranhão também pode chover, mas o interior da região continua sob tempo firme e alerta para baixa umidade, especialmente no oeste baiano, sul do Piauí e do Maranhão.
Na Região Norte, as instabilidades seguem sobre o Amazonas, Roraima e Amapá. Nessas áreas, há risco de pancadas moderadas a fortes, com possibilidade de temporais localizados. Também pode chover em partes do Acre, Rondônia e litoral do Pará. Em contraste, o Tocantins permanece com tempo seco, calor intenso e baixa umidade durante a tarde.