Chuva no litoral de SP avança e traz pancadas no RJ
Chuva no litoral de SP avança para o RJ com risco de temporais, enquanto o Sul enfrenta ventos fortes, mar agitado e queda de temperatura

Chuva no litoral de SP provoca alagamentos e avança para o RJ, enquanto o Sul enfrenta ventos fortes e mar agitado. Foto: Canva

Nesta sexta-feira, a chuva no litoral de SP ganhou força devido ao deslocamento de uma frente fria, de acordo com dados da Climatempo. Além disso, o sistema provocou pancadas no interior paulista. No decorrer do dia, as instabilidades avançaram para o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, onde houve risco de chuva forte acompanhada por descargas elétricas.
Sul enfrenta ventos fortes e mar agitado
Enquanto isso, na Região Sul, a frente fria associada a um ciclone extratropical manteve o tempo instável. Pela manhã, a chuva se espalhou entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Já no litoral catarinense e paranaense, houve temporais isolados. Além da chuva, as rajadas de vento chegaram a 70 km/h no litoral gaúcho e catarinense. Por consequência, o mar permaneceu agitado, com risco de ressaca.
Ar polar derruba temperaturas no Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, a manhã começou com pancadas de chuva, mas, logo depois, a temperatura caiu com a entrada de ar polar. Em virtude disso, as máximas ficaram mais baixas. Em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o tempo permaneceu firme. No entanto, a umidade relativa do ar caiu abaixo de 20% durante a tarde.
Nordeste tem chuva isolada e baixa umidade
No Nordeste, a circulação de ventos reduziu a chuva na costa leste. Apesar disso, ainda houve pancadas de fraca a moderada intensidade no litoral de Alagoas e do Maranhão. No interior, o tempo firme predominou e, consequentemente, o calor e a baixa umidade continuaram, especialmente no oeste da Bahia, interior do Piauí e sul do Maranhão.
Norte registra temporais isolados
Na Região Norte, a presença de baixa pressão e alta umidade favoreceu a formação de nuvens carregadas. Assim, pancadas de chuva ocorreram no Pará, Amazonas, Roraima e Amapá, com risco de temporais isolados. Por outro lado, Rondônia e Tocantins seguiram com tempo firme.
