Chuva forte retorna a diversas regiões do país com alerta para temporais no Sul
Climatempo emite alertas para pancadas de chuva fortes em várias áreas do país nesta terça-feira (8)
Foto: Freepik
Após um fim de semana marcado por grandes volumes de chuva, as condições do tempo voltam a preocupar nesta terça-feira (8). De acordo com a Climatempo, temporais estão previstos especialmente para as regiões Sul, Norte e parte do litoral da Bahia, além de áreas pontuais do Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, novas áreas de instabilidade avançam e favorecem a formação de nuvens carregadas sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Há risco de chuva intensa, principalmente entre a madrugada e a manhã, com destaque para Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Também são esperadas pancadas moderadas a fortes no Paraná.
Uma frente fria se aproxima do litoral sul da Bahia, aumentando a instabilidade na região. Já na faixa norte do Nordeste e nos estados do Pará e Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribui para a ocorrência de chuva forte.
No Norte do Brasil, a combinação entre calor e alta umidade estimula a formação de nuvens pesadas em grande parte da região, inclusive em áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão indica pancadas de chuva intensas, especialmente em regiões próximas ao Pará e à Bolívia.
O ar frio de origem polar começa a se afastar, permitindo a elevação das temperaturas no Sul e Sudeste. No entanto, o amanhecer ainda será frio em diversas localidades dessas regiões.
Segundo a Climatempo, o alerta é especial para o litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com previsão de chuva volumosa. O leste e norte gaúchos, bem como todo o estado catarinense, estão em risco para temporais.
No Sudeste, a instabilidade perde força, com previsão de chuva apenas no extremo oeste de São Paulo e na divisa com o Paraná.
No Centro-Oeste, áreas de Mato Grosso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul também permanecem sob risco de pancadas de chuva fortes. Já no Norte, praticamente todos os estados estão sob atenção, com risco de temporais em pontos isolados.
