Chuva forte e ar seco marcam previsão para quarta-feira
Quarta-feira terá chuva no leste da Bahia e ar seco no Centro-Oeste, influenciando o clima em várias regiões.

Chuva forte no leste da Bahia e ar seco no Centro-Oeste marcam previsão para quarta-feira. Foto: Canva

A quarta-feira será marcada por contrastes no clima do Brasil, de acordo com a Climatempo. Enquanto a chuva forte atinge o leste da Bahia e outras áreas do Nordeste, o ar seco predomina no Centro-Oeste, com umidade podendo cair abaixo de 12% em Goiás e Mato Grosso. Já no Sul e Sudeste, o tempo firme prevalece, embora haja alerta para baixa umidade do ar em diversas regiões.
Sul terá sol e risco de baixa umidade
A circulação de ventos, ligada a uma área de alta pressão, mantém o tempo firme e temperaturas amenas no Sul. Logo cedo, há chance de geada na serra gaúcha, no centro e serra catarinense e no centro-sul do Paraná.
No decorrer da tarde, o ar seco aumenta e coloca boa parte do interior paranaense em alerta. A umidade cai abaixo de 20% em áreas do norte e noroeste. Além disso, em Curitiba e em várias outras regiões, os índices ficam abaixo de 30%.
Sudeste terá calor e baixa umidade
O sol predomina e as temperaturas sobem à medida que a massa de ar polar perde força. Mesmo assim, pela manhã, ainda há chance de geada no extremo sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira.
Posteriormente, o ar seco predomina e eleva o risco de baixa umidade em São Paulo e Minas Gerais. No interior paulista, os índices devem cair abaixo de 20%. Já no Triângulo Mineiro, podem ficar abaixo de 12%.
Centro-Oeste terá calor e ar seco intenso
O tempo segue firme e ensolarado. Inicialmente, o dia começa mais frio em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, porém o calor retorna rapidamente.
Entre o sul de Goiás e o leste de Mato Grosso, a umidade pode cair para menos de 12%, caracterizando emergência climática.
Nordeste terá chuva forte no litoral da Bahia
A umidade vinda do oceano mantém as instabilidades no litoral baiano. Assim, chove forte desde a manhã no litoral sul e no recôncavo.
Entre Sergipe e Alagoas, há risco de pancadas isoladas e fortes. Enquanto isso, no litoral do Recife, a chuva pode ser fraca a moderada. Já, no Maranhão, Piauí e Ceará, pancadas de chuva de moderada a forte intensidade podem ocorrer ao longo do dia.
Norte terá temporais e calor
Instabilidades permanecem sobre Amazonas, Pará e Roraima, e se espalham para o Amapá e parte do Tocantins.
À tarde, são esperadas pancadas fortes e temporais entre Amazonas e Pará, além do norte do Tocantins. Entretanto, entre Acre e Rondônia, o tempo segue firme, mas com calor intenso e umidade abaixo de 30% em Rondônia.
