Previsão do tempo para o fim de semana indica chuvas fortes em áreas do Brasil e alerta para cuidados no campo e nas cidades
O último fim de semana de agosto será marcado por fortes contrastes climáticos, segundo a Climatempo. Enquanto o Sul deve enfrentar ventania e risco de temporais, o Centro-Oeste terá temperaturas que podem atingir 40 °C, acompanhadas de baixa umidade. No Nordeste, o cenário varia entre tempo seco no interior e pancadas localizadas no litoral, enquanto o Norte segue com chuvas irregulares. Já no Sudeste, o calor predomina no interior, mas há risco de temporais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
No sábado (31), uma área de alta pressão garante tempo firme em quase toda a Região Sul, com sol e poucas nuvens. O dia começa com nevoeiro em pontos do interior do RS e, à tarde, o calor já marca presença entre o oeste gaúcho, oeste de SC e noroeste do PR. Entretanto, apenas o litoral de SC e PR pode ter chuva fraca e isolada devido à infiltração marítima. Além disso, os ventos ganham força ao longo do dia, com rajadas acima de 50 km/h entre o litoral gaúcho e o noroeste paranaense.
Já no domingo (01), uma área de baixa pressão no norte da Argentina favorece o avanço da umidade sobre o RS. Assim, pancadas de chuva de moderada a forte intensidade atingem o oeste, Missões, Campanha e região central gaúcha — com risco de raios, ventos e granizo. Em SC e PR, por outro lado, a infiltração marítima mantém o tempo úmido no leste e litoral, com chuva fraca a moderada intercalada por aberturas de sol.
No sábado (31), instabilidades provocadas por um cavado em altitude geram pancadas de chuva em MG e RJ, com risco de temporais entre a Zona da Mata mineira e a capital fluminense. Além disso, pode chover forte na Costa Verde e no centro-sul fluminense. No ES, há registro de chuva em parte do estado, mas sem acumulados elevados. Já em SP, a chance de pancadas se concentra no litoral e no Vale do Paraíba, enquanto o restante do estado segue com tempo firme.
No domingo (01), o tempo continua instável no ES e em trechos do litoral do RJ e SP, com pancadas fracas a moderadas. No entanto, no interior paulista e mineiro, o sol predomina e o calor se intensifica à tarde, com máximas acima de 30 °C entre o oeste de SP e o Triângulo Mineiro, além de queda na umidade relativa do ar.
No sábado (31), o tempo firme predomina em quase toda a Região, com sol, poucas nuvens, muito calor e umidade em níveis críticos. Entretanto, em áreas do norte e noroeste de MT, pancadas isoladas podem ocorrer à tarde, com risco de chuva forte. Além disso, o calor se intensifica, com previsão de até 40 °C em Cuiabá e umidade abaixo dos 20% em amplas áreas.
Já no domingo (01), instabilidades voltam a atingir o norte e noroeste de MT, com pancadas fracas a moderadas e risco de raios. Pode chover também no oeste mato-grossense. Enquanto isso, no restante do Centro-Oeste, o tempo firme segue predominando, com sol forte, céu limpo e calor intenso, especialmente entre o norte do MS e o oeste de GO.
No sábado (31), a infiltração marítima favorece pancadas esporádicas no litoral da BA, com risco de chuva forte entre o sul e o recôncavo. Também pode chover de forma fraca entre o leste de SE e PE. No leste de PE, pancadas mais fortes são esperadas ao longo do dia. Por outro lado, no interior da Região, o tempo segue firme, com calor intenso e umidade em níveis críticos.
No domingo (01), o aporte de umidade e perturbações em altitude reforçam a chuva entre o litoral da BA e AL, com possibilidade de pancadas fortes acompanhadas de raios. Entre PE e RN, há chance de chuva fraca a moderada. Entretanto, no interior, o cenário segue seco e muito quente, com baixa umidade no sertão e no Meio-Norte.
No sábado (31), pancadas de moderada a forte intensidade ocorrem entre o leste e sul do AM, RR, oeste do PA e litoral do AP. Já em RO, TO e AC, o tempo firme predomina, com sol, calor e alerta de baixa umidade no centro-sul de RO.
No domingo (01), pancadas continuam no AM, RR e norte do PA, com potencial para chuva forte. Em RO, pancadas localizadas ocorrem sem expectativa de grandes volumes. Entretanto, em TO e AC, o tempo firme e o calor intenso marcam o padrão, com sensação de abafamento durante a tarde.