Chuva de ZCAS cai forte em vários estados brasileiros

As áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que se afasta cada vez mais em alto-mar, na costa do Espírito Santo
Imagem do autor

Publicado em 04/01/2024

Grande quantidade de nuvens de chuva continua sendo observada sobre o Brasil por causa da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil, a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste e pelo ar quente e úmido que predomina sobre o país.

Estes sistemas provocam chuva forte em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do interior do Nordeste. A circulação de de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que atua no leste do Nordeste, reduz as condições para chuva.

As áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que se afasta cada vez mais em alto-mar, na costa do Espírito Santo.
Previsão do tempo para o Brasil para 04/01/2024 - quinta-feiraRegião SulO ar quente e úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre os três estados. Mas uma massa de ar seco começou a influenciar o oeste da Região e reduz as condições para chuva nesta quinta-feira.

No centro-oeste e sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina, no oeste e sul do Rio Grande do Sul, esta quinta-feira é com sol e algumas nuvens, sem chuva.
No litoral norte do Rio Grande do Sul, na serra, no sul e litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.

Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Porto Alegre tem sol o dia todo, mas pode ter alguma chuva também pela manhã, com moderada intensidade.

Atenção para o mar agitado no litoral da Região Sul
Região SudesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre grande parte da Região Sudeste provocando muita nebulosidade e chuva volumosa em vários estados.

No estado de São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade no norte e leste do estado, incluindo a Grande SP.

Na região da Grande BH, na Zona a Mata Mineira, no centro-oeste de Minas Gerais (região de Pirapora/Unaí), na região Serrana e no Noroeste do Rio De Janeiro e na região capixaba da serra do Caparaó, a quinta-feira é com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser forte e volumosa em várias horas.
As outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e do Espírito santo têm muitas nuvens e alguns períodos com sol, mas podem ter chuva a qualquer hora, com moderada a forte intensidade.

Região Centro-Oeste

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam provocando muita chuva sobre a maior parte do Centro-Oeste.

O centro-norte de Mato Grosso e de Goiás e o Distrito Federal, incluindo as capitais Goiânia e Brasília têm mais um dia instável, com predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora, que pode ser forte e volumosa.

Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, mas há chance de alguns períodos com a presença do sol ou mormaço. Pode chover forte.

No sul de Goiás e em quase todo o Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte em grande parte do dia, mas também há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Dia de sol e sem chuva no sul de Mato Grosso do Sul

Região NordesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical influenciam o Nordeste e provocam muita chuva sobre a Região. Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) reduz a chuva no leste nordestino.

O oeste e o sul da Bahia tem mais um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e alguns períodos com sol. A chuva ainda cai forte e volumosa em vários locais.

Nas demais áreas da Bahia, no centro-sul do Piauí, no centro, sul e oeste do Maranhão, faz sol em grande parte do dia, mas várias pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, ocorrem principalmente à tarde à noite.

No norte/nordeste do Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe têm sol o dia todo e chuva passageira em quase todas as áreas. Não deve chover no centro-leste do Ceará, no centro-oeste do Rio Grande do Sul, no centro da Paraíba, Agreste de Pernambuco e centro-leste de Alagoas.

Maceió é uma das poucas capitais onde não deve chover.

Região NorteQuase todo o Norte do Brasil tem muitas nuvens e condições para chuva por causa do ar quente e úmido está sobre a Região, da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical.

Apenas o estado de Roraima e o extremo norte do Amazonas (divisa com Roraima) têm cum dia com sol forte e sem previsão de chuva.

No centro-sul do Tocantins, no centro-sul/oeste do Pará, sul e leste do Amazonas, Acre e Rondônia ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.