Chuva de frente fria no Sudeste e no Centro-Oeste

O ar frio de origem polar que veio com a frente fria se espalha sobre o Sul do Brasil e avança sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso causando uma acentuada queda da temperatura.

Áreas de instabilidade que estavam sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai se organizaram como uma frente fria. As nuvens carregadas desta frente fria avançaram sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Nesta quinta-feira, a nebulosidade e a chuva da frente fria chegam ao Rio De Janeiro, ao centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
O ar frio de origem polar que veio com a frente fria se espalha sobre o Sul do Brasil e avança sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso causando uma acentuada queda da temperatura.


Um ciclone extratropical se formou sobre o mar, no litoral do Rio Grande do Sul e no decorrer desta quinta-feira se movimenta rapidamente para alto-mar, afastando-se do Sul do Brasil.


O ciclone não passa sobre os estados da Região Sul e não avança para o Sudeste.


O ar seco e quente ainda predomina sobre o norte de Minas, interior do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins deixando estas áreas com poucas nuvens.


Previsão do tempo para o Brasil para 14/09/2023 - quinta-feira



Região Sul



O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas vão saindo da Região no decorrer do dia. A chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e à noite.


O ciclone extratropical que se formou na noite de ontem no litoral gaúcho se afasta rapidamente para o alto-mar. Mas ainda podem ocorrer rajadas de até 80 km/h no litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul. As rajadas tendem a diminuir durante a tarde.


No Rio Grande do Sul, ainda chove na madrugada, pela manhã em parte da tarde no litoral, nas lagoas Mirim e dos Patos, na Grande Porto Alegre e na serra. O sol começa a aparecer à tarde e a chuva deve parar à noite. No centro, norte e sul do estado, chove na madrugada e manhã, mas a chuva para à tarde e o sol aparece. O centro-oeste gaúcho já tem um dia sem chuva, com sol aparecendo já pela manhã.


No oeste, centro e sul de Santa Catarina, chove na madrugada e manhã, a chuva para à tarde e o sol aparece. No leste catarinense, no planalto norte e no Vale do Itajaí, o sol aparece já pela manhã entre muitas nuvens.


No Paraná, ainda chove no norte e leste do estado, mas podem ocorrer períodos com sol à tarde. Nas demais regiões do estado, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove mais.


Faz frio o dia todo no Sul do Brasil.


Região Sudeste



Uma frente fria avança sobre a Região Sudeste causando aumento da nebulosidade chuva em várias áreas da região.


No estado de São Paulo, o dia segue com muita nebulosidade e as pancadas de chuva acontecem várias vezes. Na madrugada, a chuva se concentrava em áreas próximas ao Paraná, mas vai se espalhando por todo estado no decorrer do dia. Pode chover forte e a temperatura vai caindo ao longo do dia.


No estado do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e no centro-sul de Minas Gerais, O sol ainda aparece pela manhã, a nebulosidade vai aumentando e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. Há risco de raios e pode chover com moderada forte intensidade em alguns locais. Na região de Belo Horizonte só deve chover à noite. no Grande Rio já pode subir à tarde. O calor diminui em todas essas áreas.


No Espírito Santo, no Norte e Leste de Minas Gerais, o tempo seco e quente ainda predominam e o sol aparece forte o dia todo.


Região Centro-Oeste



Uma frente fria está avançando sobre a região Centro-Oeste do país, causando aumento da nebulosidade pancadas de chuva em toda a região.


No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, pode chuviscar durante a madrugada e pela manhã, mas o sol já começa aparecer à tarde. Nas outras áreas de Mato Grosso do Sul, ainda deve chover na madrugada e pela manhã, mas à tarde o sol também já aparece entre muitas nuvens.


A temperatura tem acentuada queda em Mato Grosso do Sul, especialmente à tarde e à noite.


No oeste sul de Mato Grosso, esta quinta-feira é com muita nebulosidade e pancadas de chuva e com temperatura amena por causa da influência do ar frio de origem polar. Em quase todas as outras áreas de Mato Grosso, o sol e o calor ainda predominam, mas ocorrem pancadas de chuva. Só não deve chover no extremo nordeste do estado .


O sol forte e o tempo seco ainda predominam no extremo norte de Goiás. Nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece em grande parte do dia, faz calor e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Deve chover em Goiânia e também em Brasília.


Região Nordeste



Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil deixando quase toda a Região com pouca nebulosidade e sem condições para a chuva.


Algumas pancadas de chuva acontecem no litoral, nas áreas de Agreste e da Zona da Mata desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. Também podem ocorrer pancadas de chuva no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, mas o sol aparece o dia todo.


Faz muito calor no interior do Nordeste, com temperaturas próximas dos 40°C no interior do Maranhão e do Piauí.


Região Norte



Uma massa de ar seco predomina sobre o Pará, no Tocantins, no Amapá e em Roraima. Estes estados passam o dia com muito sol e pouca nebulosidade. Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde apenas no litoral do Pará.


O leste e o nordeste do Amazonas, incluindo Manaus, também têm um dia com sol e sem chuva.


Nas demais áreas do Amazonas, em Rondônia e no Acre, o ar úmido e quente predomina e muitas nuvens carregadas se formam provocando várias pancadas de chuva com raios. Há risco de temporais nessas áreas.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.