Chuva continua volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste

As condições atmosféricas sobre o Brasil permanecem altamente favoráveis para formação de grandes nuvens por quase todo o país, que provocam os temporais típicos de verão.
Imagem do autor

Publicado em 22/02/2024

Não há nenhuma frente fria atualmente na costa brasileira, mas nesta quinta-feira, a circulação ciclônica de ventos (sentido horário) em vários níveis da atmosfera, vai continuar organizando grandes áreas de chuva sobre o Sudeste, em parte do Centro-Oeste e do Norte. A circulação ciclônica concentra umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Nordeste. A chuva aumento no Nordeste também por causa da atuação da circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis. Esta circulação horária de ventos é observada em torno de 10 km de altitude.

Akará enfraquece mais e é depressão subtropical
A tempestade Akará enfraqueceu mais nas últimas 24 horas, como esperado, e desde a manhã desta quarta-feira foi rebaixado para uma depressão subtropical, o mesmo status que tinha no fim da semana passada, quando o fenômeno foi identificado em alto-mar, a cerca de 235 km da costa do estado do Rio De Janeiro.


Agora, a depressão subtropical Akará segue movimentando-se em alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul, não tendo influência no continente. Porém, o mar segue agitado no litoral do Sul e do Sudeste do Brasil.



A previsão é de que este sistema continue enfraquecendo nas próximas 24 horas.





Previsão do tempo para o Brasil para 22/02/2024 - quinta-feira



Região Sul

A circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera combinada com o ar úmido que está sobre o Sul do Brasil, gera nuvens carregadas sobre grande parte da Região.

A Grande Porto Alegre, o centro, sul e sudoeste do Rio Grande do Sul passam o dia com sol e algumas nuvens. Não tem previsão de chuva.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, de forma isolada. Mas algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, exceto no oeste dos estados. Pode chover forte na Grande Curitiba e Grande Florianópolis.





Região Sudeste

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera predominam sobre o Sudeste e estimulam o crescimento nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

Mais um dia com tempo instável no Sudeste, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.

No Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce (MG), no sul do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, chove na maior parte do dia. A chuva pode ser volumosa e causar transtornos para a população.

No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, o sol deve aparecer forte já pela manhã, mas tem previsão de chuva moderada a forte e raios a partir da tarde.

Nas demais áreas de Minas e do Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro, a quinta-feira terá períodos com sol, sempre junto de muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva, com raios e trovoadas, a qualquer a hora do dia. Pode chover forte.

Atenção para o mar agitado.





Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e as nuvens carregadas crescem sobre toda a região.

Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas de forma isolada.

O norte de Goiás, o Distrito Federal e a região da Chapada dos Veadeiros permanecem com muita nebulosidade e condições para chuva forte e volumosa.

Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de temporal.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.