Chuva cai forte em muitas áreas do Brasil nesta quarta

As áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que está na costa do Espírito Santo.
Imagem do autor

Publicado em 03/01/2024

Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (abreviadamente ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, uma grande quantidade de nuvens de chuva está se formando sobre o Brasil. A chuva cai forte em muitos estados brasileiros, incluindo áreas que estavam há meses sofrendo com a seca.

Outras nuvens de chuva crescem no Sul por causa do calor e da umidade do ar elevada.

Outra frente fria se afasta na costa do Paraná e de São Paulo.
A grande quantidade de nuvens e chuva evita que a temperatura do ar fique muito elevada.

Na terça-feira, 2 de janeiro, apenas Roraima e pequenas áreas no sertão da Bahia, de Sergipe e de Alagoas registraram temperaturas de 36°C a quase 40°C. A mais alta temperatura foi de 39,7°C em Pão de Açúcar, Alagoas
Previsão do tempo para o Brasil para 03/01/2024 - quarta-feira

Região Sul

O ar quente e úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre os três estados. Uma frente fria se afasta no mar, na altura da costa do Paraná. O ar segue abafado.
No sudoeste do Rio Grande do Sul, região onde estão Uruguaiana e Alegrete, o sol predomina e não chove.

Na Grande Porto Alegre, na serra e no litoral do Rio Grande do Sul, na serra, no sul e litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.

Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.
Região SudesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul permanecem atuando sobre grande parte da Região Sudeste. O estado de São Paulo não está sendo influenciado pela ZCAS, mas o calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas sobre o estado que provocam as pancadas de chuva.

Na Grande SP, no interior e no litoral paulista, no Sul de Minas e no Triângulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte em alguns locais.

Nas demais áreas de Minas Gerais, incluindo a Grande BH, nos estados do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens, chove várias vezes e podem ocorrer alguns períodos com sol, sempre entre muitas nuvens.

Há risco de chuva forte em praticamente todo o Sudeste, exceto na região de Presidente Prudente (oeste de SP) e no extremo norte capixaba (região de São Mateus) . Ar abafado em todo o Sudeste.

Região Centro-OesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul permanecem sobre o Centro-Oeste e espalham nuvens carregadas por toda a Região, que provocam muita chuva.

Na maioria das áreas de Mato Grosso e de Goiás, no Distrito Federal e no oeste e norte de Mato Grosso do o Sul, incluindo as capitais Goiânia, Brasília e Cuiabá, esta quarta-feira é com muitas nuvens, alguns períodos com a presença do sol ou mormaço, e várias pancadas de chuva. A chuva pode ser com raios, e por vezes com forte intensidade, e pode ocorrer a qualquer hora.

No sul de Goiás, no noroeste de Mato Grosso, no centro, sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, têm sol em grande parte do dia, mas também há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de chuva forte em toda a Região.

Região NordesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical influenciam o Nordeste e provocam muita chuva sobre a Região. Mas um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) reduz a chuva no leste nordestino.

Para todo o interior da Bahia, em Sergipe, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e do Maranhão, a previsão é de mais um dia com muitas nuvens, pancada de chuva a qualquer hora, com risco de raios e que podem ser fortes, com alguns períodos com a presença do sol. ,

No sul e leste da Bahia, incluindo o Recôncavo, no centro-norte do Maranhão e do Piauí, em Alagoas, no centro e leste de Pernambuco, na Paraíba e no Ceará, os períodos com sol são maiores, mas também ocorrem pancadas de chuva e raios, principalmente à tarde e à noite.

No Rio Grande do Norte, a chuva ocorrer apenas no litoral

Região NorteNuvens carregadas se espalham sobre o Norte do Brasil por causa do o ar quente e úmido está sobre a Região, além da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical

O estado de Roraima, o extremo norte do Amazonas (divisa com Roraima), o noroeste do Pará e o noroeste do Amapá continuam com sol e sem previsão de chuva.

No Tocantins, no centro-sul e leste do Pará, ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.