HOME | Notícias | Previsão do Tempo

Centro-sul do Brasil tem novo veranico em maio com calor acima da média

Temperaturas seguem elevadas até pelo menos o dia 20

Centro-sul do Brasil tem novo veranico em maio com calor acima da média

Mapa de temperaturas acima da média nos próximos dias. Fonte: Climatempo.

Foto do autor Redação RuralNews
14/05/2025 |

O mês de maio continua com tempo seco em grande parte do Brasil. Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, se forma sobre o Sul a partir desta quarta-feira (14), impedindo o avanço de frentes frias sobre o centro-sul do país até, pelo menos, a próxima semana. Esse padrão favorece tempo firme e ensolarado, caracterizando o segundo veranico do mês — período de estiagem e calor fora do comum em pleno outono.

Apesar das manhãs mais frias em algumas regiões, as tardes já registram calor acima da média. A expectativa é de temperaturas até 5 °C acima do normal até o dia 20 de maio em diversas cidades nas áreas em vermelho no mapa, o que caracteriza o veranico. O tempo seco predomina, com baixa umidade do ar, especialmente no interior do Sudeste e no Centro-Oeste. Nas áreas em laranja, as temperaturas devem ficar entre 3 °C e 5 °C acima da média, sem atingir o critério de veranico, mas ainda acima do esperado para a época.

Na sexta-feira (17), o calor se destaca no interior de São Paulo, com máximas de 30 °C em Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras, e 29 °C em Votuporanga e Sertãozinho. No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Tamboara e Cidade Gaúcha devem alcançar os 28 °C. No Rio Grande do Sul, as máximas chegam a 27 °C em Montenegro, São Leopoldo e Esteio. Já em Mato Grosso do Sul, Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana registram as temperaturas mais altas, com 32 °C.

No sábado (18), o calor persiste e se intensifica em algumas localidades. Em São Paulo, Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem atingir os 31 °C. No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Loanda, Floresta e Tapejara seguem com máximas de 29 °C. No Rio Grande do Sul, Itaqui, Uruguaiana e São Borja também marcam 29 °C. Em Mato Grosso do Sul, as máximas seguem em 32 °C em Ladário, Miranda e Anastácio.

O Rio Grande do Sul, no entanto, pode ser o primeiro estado a sair desse padrão. A previsão indica a chegada de uma nova frente fria no fim de semana, o que deve romper o bloqueio atmosférico e trazer instabilidades e queda de temperatura a partir de domingo (18).

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo # temporais