Calor, umidade alta e mais chuva forte no Brasil

Nesta quinta-feira, uma frente fria se forma na costa de São Paulo e avança para o Rio De Janeiro, aumentando o risco de chuva forte em várias áreas destes estados e em parte de Minas Gerais
Imagem do autor

Publicado em 18/01/2024

A presença de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma próxima à costa de Santa Catarina e outra sobre o Paraguai, além do ar quente e úmido que já está sobre a Região Sul, formam mais nuvens carregadas sobre esta Região, que vão provocar fortes pancadas de chuva nos três estados.

Nesta quinta-feira, uma frente fria se forma na costa de São Paulo e avança para o Rio De Janeiro, aumentando o risco de chuva forte em várias áreas destes estados e em parte de Minas Gerais. Uma massa de ar seco predomina sobre o Nordeste e dificulta a ocorrência de chuva.

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e forma as nuvens carregadas sobre a Região. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste
Previsão do tempo para o Brasil para 18/01/2024 -quinta-feiraRegião Sul

A presença de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma próxima à costa de Santa Catarina e outra sobre o Paraguai, além do ar quente e úmido que já está sobre a Região, formam mais nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, que vão provocar fortes pancadas de chuva nos três estados.
Só não deve chover no centro, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, onde o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia, e na região do litoral sul e da campanha gaúcha, onde esta quinta-feira será nublada, mas apenas com chuviscos. O noroeste do Paraná também fica sem chuva.

As demais áreas da Região Sul terão tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes. Há risco de chuva forte ainda na Grande Porto Alegre, mas não há previsão de ventania e nem de chuva tão forte como na terça-feira. Pode chover forte na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba.

A maior preocupação é com a chuva forte e volumosa esperada para o oeste, centro e sul de Santa Catarina, para o planalto e serra do Rio Grande do Sul. Os temporais nestas áreas devem ser os mais intensos e com rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h.
Região Sudeste

O calor continua intenso no Sudeste nesta quinta-feira. As quatro capitais podem igualar ou superar os atuais recorde de calor para este ano. Os estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e a parte norte de Minas Gerais devem ficar entre os locais mais quentes do país

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica no mar, na costa de São Paulo, e no decorrer do dia gera uma frente fria, que vai avançar para o Rio de Janeiro. O ar quente e úmido que já predomina sobre o Sudeste e o processo de formação da frente fria aumentam as condições para chuva em várias áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Esta quinta-feira é com sol forte e sem chuva no oeste/noroeste de São Paulo, no Espírito Santo, e no norte e leste de Minas (inclui Vales do Rios Doce e do Jequitinhonha).

O restante da região Sudeste, incluindo o Grande Rio, Grande São Paulo e Grande Belo Horizonte terão várias horas com sol forte, mas pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para tarde e-ou noite.

A maior possibilidade de chuva será no sul e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas e no centro-sul do Rio de Janeiro. Pode chover forte em todas as regiões.

Região Centro-Oeste

Um sistema de alta pressão atmosférica influencia o Centro-Oeste do Brasil e diminui as nebulosidade e as condições para chuva em grande parte da Região. O calor é em todo o Centro-Oeste.

A maioria das áreas de Mato Grosso e de Goiás, o Distrito Federal e região de Corumbá, fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, têm um dia com sol forte e possibilidade de algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite.

Não deve chover na região de Goiânia e no centro-sul goiano e nem nas demais áreas de Mato Grosso do Sul.

No extremo norte de Mato Grosso, divisa com o Pará, as pancadas de chuva podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região NordesteO ar seco predomina sobre o Nordeste diminuindo a chance de chuva.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva em parte do litoral norte do Nordeste.

O interior da Bahia, o centro-sul do Ceará e todo o sertão do Nordeste passam o dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.

No norte e no litoral do Ceará, no Maranhão, no norte, centro-sul e oeste do Piauí, o dia é com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas na faixa litorânea do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte.

Região NorteO ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região

No Acre, no litoral do Amapá e no sul do Amazonas, e no centro-norte de Rondônia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, com períodos de sol. Há risco de chuva forte.

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.