Calor, umidade alta e mais chuva forte no Brasil

Nesta quinta-feira, uma frente fria se forma na costa de São Paulo e avança para o Rio De Janeiro, aumentando o risco de chuva forte em várias áreas destes estados e em parte de Minas Gerais
Imagem do autor

Publicado em 18/01/2024

A presença de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma próxima à costa de Santa Catarina e outra sobre o Paraguai, além do ar quente e úmido que já está sobre a Região Sul, formam mais nuvens carregadas sobre esta Região, que vão provocar fortes pancadas de chuva nos três estados.

Nesta quinta-feira, uma frente fria se forma na costa de São Paulo e avança para o Rio De Janeiro, aumentando o risco de chuva forte em várias áreas destes estados e em parte de Minas Gerais. Uma massa de ar seco predomina sobre o Nordeste e dificulta a ocorrência de chuva.

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e forma as nuvens carregadas sobre a Região. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste

Previsão do tempo para o Brasil para 18/01/2024 -quinta-feiraRegião Sul

A presença de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma próxima à costa de Santa Catarina e outra sobre o Paraguai, além do ar quente e úmido que já está sobre a Região, formam mais nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, que vão provocar fortes pancadas de chuva nos três estados.
Só não deve chover no centro, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, onde o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia, e na região do litoral sul e da campanha gaúcha, onde esta quinta-feira será nublada, mas apenas com chuviscos. O noroeste do Paraná também fica sem chuva.

As demais áreas da Região Sul terão tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes. Há risco de chuva forte ainda na Grande Porto Alegre, mas não há previsão de ventania e nem de chuva tão forte como na terça-feira. Pode chover forte na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba.

A maior preocupação é com a chuva forte e volumosa esperada para o oeste, centro e sul de Santa Catarina, para o planalto e serra do Rio Grande do Sul. Os temporais nestas áreas devem ser os mais intensos e com rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h.
Região Sudeste

O calor continua intenso no Sudeste nesta quinta-feira. As quatro capitais podem igualar ou superar os atuais recorde de calor para este ano. Os estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e a parte norte de Minas Gerais devem ficar entre os locais mais quentes do país

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica no mar, na costa de São Paulo, e no decorrer do dia gera uma frente fria, que vai avançar para o Rio de Janeiro. O ar quente e úmido que já predomina sobre o Sudeste e o processo de formação da frente fria aumentam as condições para chuva em várias áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Esta quinta-feira é com sol forte e sem chuva no oeste/noroeste de São Paulo, no Espírito Santo, e no norte e leste de Minas (inclui Vales do Rios Doce e do Jequitinhonha).

O restante da região Sudeste, incluindo o Grande Rio, Grande São Paulo e Grande Belo Horizonte terão várias horas com sol forte, mas pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para tarde e-ou noite.

A maior possibilidade de chuva será no sul e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas e no centro-sul do Rio de Janeiro. Pode chover forte em todas as regiões.

Região Centro-Oeste

Um sistema de alta pressão atmosférica influencia o Centro-Oeste do Brasil e diminui as nebulosidade e as condições para chuva em grande parte da Região. O calor é em todo o Centro-Oeste.

A maioria das áreas de Mato Grosso e de Goiás, o Distrito Federal e região de Corumbá, fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, têm um dia com sol forte e possibilidade de algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite.

Não deve chover na região de Goiânia e no centro-sul goiano e nem nas demais áreas de Mato Grosso do Sul.

No extremo norte de Mato Grosso, divisa com o Pará, as pancadas de chuva podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região NordesteO ar seco predomina sobre o Nordeste diminuindo a chance de chuva.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva em parte do litoral norte do Nordeste.

O interior da Bahia, o centro-sul do Ceará e todo o sertão do Nordeste passam o dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.

No norte e no litoral do Ceará, no Maranhão, no norte, centro-sul e oeste do Piauí, o dia é com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas na faixa litorânea do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte.

Região NorteO ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região

No Acre, no litoral do Amapá e no sul do Amazonas, e no centro-norte de Rondônia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, com períodos de sol. Há risco de chuva forte.

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Detalhado projeto da nova fábrica da Mahindra no RS
2
Ano se inicia com preços do IPPA em queda
3
Após dia de alta, Commodities voltam a cair em Chicago
4
Indicador do algodão sobe e já opera na casa do R$ 4,2/LP
5
Começa hoje a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no RS
6
Chuvas em fevereiro aliviam situação de lavoras de café
7
Preços da arroba do boi e da carne seguem pressionadas
8
Indicador do arroz retoma patamar de nov/23
9
Dia de muita chuva em grande parte do Brasil
10
Chuva continua volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.