Calor e pancadas de chuva predominam no Brasil

O ar quente e úmido está espalhado sobre o Brasil e permite a formação de nuvens carregadas em muitos estados, de todas as Regiões do país.
Imagem do autor

Publicado em 05/12/2023

O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul avança sobre o Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva no leste do Nordeste, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais.

Uma frente fria se afasta em alto-mar, na costa de São Paulo. A massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria está sobre o oceano, na costa da Região Sul, e leva ventos frios e úmidos para o interior desta Região.


Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda organizar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul


Previsão do tempo para o Brasil para 05/12/2023- terça-feira

Região Sul

Uma massa de ar frio de origem polar está sobre o oceano, na costa da Região Sul, e leva ventos frios e úmidos para o interior da Região. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.


Permanecem as condições para chuva nos três estados da Região Sul. No sudoeste e sul do Paraná, o dia é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com risco de chuva moderada a forte. A Grande Curitiba e as demais regiões paranaenses terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Alerta para temporais no centro-oeste e noroeste do Paraná.

No Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, esta terça-feira é com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser moderada a forte em alguns momentos. As demais áreas no interior catarinense têm chuva a qualquer hora, com risco de raios e alguns períodos com sol entre muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte no oeste/meio-oeste do estado.


Quase todo o Rio Grande do Sul tem um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol. Há risco de raios. O leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, passa o dia com céu nublado e chuviscos.


Região Sudeste


O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem facilmente em grande parte da Região, com potencial para chuva forte. Mas o sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva


Nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha e na maioria das áreas do Espírito Santo, esta terça-feira é com sol forte, muito calor e sem chuva. Áreas capixabas próximas do Rio De Janeiro podem ter pancadas de chuva a partir da tarde.


No estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no Sul de Minas, o sol aparece sempre entre muitas nuvens, o ar fica abafado e há condições para pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Tem risco de temporal.

No centro, oeste e noroeste de Minas Gerais e no estado de São Paulo o sol aparece, as nuvens crescem por causa do calor e da umidade do ar elevada, e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.


Tem alerta para temporal no centro, norte e oeste de São Paulo.


Região Centro-Oeste



O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre toda a Região. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda a organizar áreas de chuva sobre o Mato Grosso do Sul.


Esta terça-feira será com muitas nuvens em Mato Grosso do Sul, com alguns períodos com sol, mas as pancadas de chuva vão ocorrer várias vezes durante o dia. Quase todo o estado fica em alerta para temporais. O risco de temporais é menor na divisa com Goiás e Mato Grosso. Pode chover forte de novo também em Campo Grande.


Nesta terça, no oeste e sul de MT, incluindo Cuiabá, Rondonópolis, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora, desde a madrugada até a noite. Por causa do excesso de nebulosidade e da chuva frequente, a temperatura não sobe muito. Nas demais regiões de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal o sol aparece forte, mas por causa do calor, algumas nuvens crescem e provocam pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.


Pode chover forte em muitas áreas de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso.


Região Nordeste



O ar seco predomina sobre o leste do Nordeste inibindo a ocorrência de chuva. Mas o ar quente e úmido se espalha sobre as demais áreas da Região e as nuvens de chuva conseguem se formar.


No oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, no Maranhão, no Piauí, no Ceará e no sertão de Pernambuco o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.


No Rio Grande do Norte, na faixa litorânea entre a Paraíba e Alagoas e no litoral da Bahia, de Salvador e Ilhéus, o sol aparece forte e há possibilidade de chuva passageira


Há possibilidade de chuva moderada a forte no interior do Maranhão.


Região Norte



O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em todos os estados. A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera ajuda a concentrar a instabilidade sobre o Acre e Rondônia.


O norte de Roraima, incluindo Boa Vista, passa o dia com sol e sem chuva.


No sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, o dia é com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.


Nas demais áreas da Região Norte do Brasil,o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.


Há risco de chuva moderada a forte no em áreas do Amazonas, Pará e norte do Tocantins e norte de Rondônia.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.