Brasil ainda tem muita umidade e nuvens de chuva nesta terça

A Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para chuva forte em áreas do Norte e do Nordeste.
Imagem do autor

Publicado em 26/03/2024

O Brasil ainda tem muito ar quente e úmido armazenado, que combinado com a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, permite a formação de nuvens carregadas sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste.



Uma nova frente fria se forma no decorrer desta terça-feira na costa entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo. Este sistema não é forte como o que gerou a chuva extrema no fim de semana passado, mas vai ajudar a formar mais áreas de chuva sobre o Sudeste.


Previsão do tempo para o Brasil para 26/03/2024 - terça-feira


Região Sul





O ar seco em em aquecimento predomina sobre a Região Sul evitando que nuvens carregadas cresçam sobre a maior parte da Região. A temperatura está em elevação


Esta terça-feira é com predomínio de sol e sem chuva na maioria das áreas do Sul do Brasil.


No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina, o sol aparece e há previsão de pancadas de chuva.



Região Sudeste



As condições para chuva continuam altas sobre toda a Região Sudeste, O ar quente e úmido que predomina sobre a Região já é suficiente para gerar nuvens de chuva em todos os estados. Mas nesta terça-feira, uma nova frente fria se forma na costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e vai contribuir para formar mais áreas de chuva também nestes estados. Porém, esta frente fria não será forte como a que passou no fim de semana.



Não há previsão de chuva volumosa e nem de tempestades intensas e prolongadas como ocorreu no fim de semana.



Todo o Sudeste tem pancadas de chuva nesta terça-feira, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados. Períodos com sol são esperados também, mas especialmente sobre São Paulo, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.



Apenas o extremo norte de Minas Gerais fica fora da área de risco para algum problema com chuva.



Nesta terça, a chuva mais volumosa e frequente é esperada para a serra e noroeste do Rio de Janeiro, para a zona da mata mineira, região da serra da Canastra, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.



Região Centro-Oeste



O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste.



Em Mato Grosso e na maioria das áreas de Goiás, esta terça-feira será mais um dia abafado, com períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. O Distrito Federal e o nordeste de Goiás só devem ter chuva à tarde e à noite.



Alerta para temporais em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.



O sul de Mato Grosso do Sul tem dia de sol e tempo seco. Mas as outras regiões do estado terão predomínio de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.



Região Nordeste

Brasil ainda tem muita umidade e nuvens de chuva em 26/3/24

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.