Brasil ainda tem muita umidade e nuvens de chuva nesta terça

A Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para chuva forte em áreas do Norte e do Nordeste.
Imagem do autor

Publicado em 26/03/2024

O Brasil ainda tem muito ar quente e úmido armazenado, que combinado com a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, permite a formação de nuvens carregadas sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste.



Uma nova frente fria se forma no decorrer desta terça-feira na costa entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo. Este sistema não é forte como o que gerou a chuva extrema no fim de semana passado, mas vai ajudar a formar mais áreas de chuva sobre o Sudeste.



Previsão do tempo para o Brasil para 26/03/2024 - terça-feira


Região Sul





O ar seco em em aquecimento predomina sobre a Região Sul evitando que nuvens carregadas cresçam sobre a maior parte da Região. A temperatura está em elevação


Esta terça-feira é com predomínio de sol e sem chuva na maioria das áreas do Sul do Brasil.


No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí e litoral norte de Santa Catarina, o sol aparece e há previsão de pancadas de chuva.



Região Sudeste



As condições para chuva continuam altas sobre toda a Região Sudeste, O ar quente e úmido que predomina sobre a Região já é suficiente para gerar nuvens de chuva em todos os estados. Mas nesta terça-feira, uma nova frente fria se forma na costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e vai contribuir para formar mais áreas de chuva também nestes estados. Porém, esta frente fria não será forte como a que passou no fim de semana.



Não há previsão de chuva volumosa e nem de tempestades intensas e prolongadas como ocorreu no fim de semana.



Todo o Sudeste tem pancadas de chuva nesta terça-feira, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados. Períodos com sol são esperados também, mas especialmente sobre São Paulo, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.



Apenas o extremo norte de Minas Gerais fica fora da área de risco para algum problema com chuva.



Nesta terça, a chuva mais volumosa e frequente é esperada para a serra e noroeste do Rio de Janeiro, para a zona da mata mineira, região da serra da Canastra, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.



Região Centro-Oeste



O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste.



Em Mato Grosso e na maioria das áreas de Goiás, esta terça-feira será mais um dia abafado, com períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. O Distrito Federal e o nordeste de Goiás só devem ter chuva à tarde e à noite.



Alerta para temporais em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.



O sul de Mato Grosso do Sul tem dia de sol e tempo seco. Mas as outras regiões do estado terão predomínio de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.



Região Nordeste


Brasil ainda tem muita umidade e nuvens de chuva em 26/3/24

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.