Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta

Nesta sexta-feira, uma frente fria chega ao sul do Rio Grande do Sul e aumenta as condições para chuva em toda a Região Sul
Imagem do autor

Publicado em 23/02/2024

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as nuvens carregadas crescem facilmente por quase todo o país.

Nesta sexta-feira, uma frente fria chega ao sul do Rio Grande do Sul e aumenta as condições para chuva em toda a Região Sul.



A circulação ciclônica de ventos, no sentido horário, que vinha atuando com força sobre o Sudeste está enfraquecendo, o que vai reduzir a quantidade de áreas de chuva sobre a Região.


Na costa norte do Brasil, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva sobre estados do Nordeste e no litoral do Pará e do Amapá. A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis, que é observada na costa leste do Nordeste em torno de 10 km de altitude, ajuda a manter as nuvens carregadas sobre esta Região.

Previsão do tempo para o Brasil para 23/02/2024 -sexta-feira



Região Sul

A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e o ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil vão permitir a formação de nuvens de chuva sobre toda a Região Sul.
No Paraná, em quase todas as regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, esta sexta-feira será com muito sol, calorão e aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Pancadas de chuva com raios são previstas para a tarde e noite e há risco de chuva moderada a forte.



O litoral de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho podem ter chuva a qualquer hora, mas o sol aparece na maior parte do dia.


Região Sudeste

A circulação ciclônica de ventos enfraquece sobre o Sudeste, reduzindo as áreas de chuva. Mas o ar quente ainda predomina sobre a Região e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados.

O ar fica abafado no Sudeste e fortes pancadas de chuva ainda podem ocorrer na maioria das áreas da Região. Nos estados do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, o sol vai aparecer sempre junto de muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.



A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o estado de Minas Gerais.



No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, os períodos com sol serão maiores e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas há risco de chuva forte.

Entre as capitais, pode chover forte na Grande São Paulo, no Grande Rio e na Grande Belo Horizonte.

Região Centro-Oeste



O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e as nuvens carregadas crescem sobre toda a região.



Em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.



Nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso e no Distrito Federal, as pancadas de chuva com raios serão mais frequentes e podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco. Há risco de temporal.



Região Nordeste

Nuvens carregadas voltam a se formar nesta sexta-feira sobre todos os estados do Nordeste por causa do ar quente e úmido que está sobre a Região, da circulação ciclônica de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e da presença da Zona de Convergência Intertropical na costa norte da Região.

Todos os estados da Região Nordeste terão pancadas de chuva com raios no decorrer desta sexta-feira, mas ao longo do dia ocorrem períodos com sol. Todas as capitais do Nordeste estão sujeitas a chuva forte.



A chuva mais forte e volumosa, que pode causar transtornos, está sendo esperada para os estados do Maranhão, Piauí, Ceará no oeste e litoral da Bahia.



Região Norte

O ar úmido volta a se espalhar sobre o Amazonas e as pancadas de chuva com raios retornam na tarde desta sexta-feira sobre Manaus e em quase todo o estado. Só não deve chover na região de Tefé e no noroeste do Amazonas. Sol e muito calor em Roraima.

O restante da Região Norte continua com muito ar quente e úmido e as nuvens carregadas crescem facilmente provocando várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes.

Alerta para muita chuva sobre o Tocantins, no leste e litoral do Pará, Rondônia e Acre.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Máquina utiliza Inteligência Artificial para fazer seleção de grãos
2
Aurora Coop inaugura indústria de processamento de carne de R$ 587 milhões
3
Safra de grãos será 25 milhões de toneladas a menos que anterior
4
Cercas e arames com alta tecnologia são destaque da Belgo na Tecnoshow
5
Artesanato local também teve o seu espaço na Tecnoshow
6
Mato Grosso do Sul terá a maior unidade de bovinos da América Latina
7
Aumento de casos de anomalia da soja preocupa no Sul
8
Maior feira da América Latina, Agrishow ainda fica devendo em infraestrutura
9
Tecnoshow Comigo movimentou R$ 9,340 bilhões em negócios
10
Corteva apresenta na Tecnoshow solução biológica fixadora de nitrogênio
11
Soja tem valor bruto de produção reduzido em um quinto
12
Oferta segue elevada mas demanda firme estabiliza as cotações da tilápia
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.