Bloqueio do ar quente continua e volta a chover no RS

A chuva mais volumosa ao longo do dia está sendo esperada para serra gaúcha

A maior parte do Brasil está dentro de uma massa de ar quente e seco, que mantém a temperatura muito acima do normal para esta época e afasta a chuva. Mas no Rio Grande do Sul e também em áreas do Norte e do Nordeste, a chuva cai forte e volumosa nesta sexta-feira, 10 de maio.



Confira a previsão para todas as regiões do país.





Nesta sexta-feira, 10/5, volta a chover de forma generalizada e forte sobre Rio Grande do Sul. Pode chover forte também em Porto Alegre. Porém, a chuva mais volumosa ao longo do dia está sendo esperada para serra gaúcha, que pode acumular em torno de 100 mm só nesta sexta-feira.





A chuva pode vir com ventania em muitas áreas gaúchas. Na região serrana, na Grande Porto Alegre e no norte gaúcho, as rajadas de vento podem superar os 91 km/h.



Também tem alerta de chuva forte para Santa Catarina. No extremo sul do estado pode chover cerca de 100 mm. Pode chover forte na Grande Florianópolis.



O Vale do Itajaí e o litoral do Paraná ficam nublados e com chuviscos. Em Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A tarde desta sexta será um pouco menos quente do que o restante da semana. Mas as outras regiões do Paraná continuam com muito sol e calor.



Sudeste e Centro-Oeste ainda estão sob a influência do ar quente e seco que causa o bloqueio atmosférico. Assim, quase todas as áreas das duas regiões seguem a sexta-feira com sol forte, sem condições para chuva e terão uma tarde muito quente, com baixa umidade no ar.



Uma frente fria se afasta do litoral de São Paulo, mas ainda chove nas praias paulistas e também na região de Paraty e de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio Janeiro.



Ventos marítimos predominam no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais. Por isso, muitas nuvens se formam nestas regiões e pode chover em vários locais, com fraca a moderada intensidade.



No Grande Rio, Belo Horizonte e demais áreas do Sudeste e em todo o Centro-Oeste, a sexta-feira é com sol e calorão.



Fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste: muito sol, muito calor e praia. Pode chover no sábado em alguns locais do ES.



Na Região Nordeste, o interior da Bahia, o sertão, o centro-sul do Maranhão e do Piauí têm muito sol e tempo seco. Pancadas de chuva ocorrem nas demais áreas do Nordeste, mas intercaladas com períodos de sol.



Atenção para chuva moderada a forte e raios em todo o litoral da Bahia, de Sergipe, no litoral e norte do Ceará, em Teresina e no norte do Piauí e no centro-norte do Maranhão.



A chuva cai moderada nas capitais Natal, João Pessoa e Maceió.



No Norte do Brasil, ainda tem previsão de chuva forte e volumosa no Amapá, especialmente no extremo norte do estado. Na região de Oiapoque choveu 76 mm nesta quinta-feira.



A região de Belém, todo o centro-norte do Pará, Roraima, o norte e o centro-oeste do Amazonas e o Acre também vão ter pancadas de chuva que podem ser fortes.


Situação meteorológica em 10/5/24: Massa ar quente predomina sobre o Brasil ; frente fria se afasta do litoral de SP; novas áreas de instabilidade crescem no RS; ZCIT atua na costa norte do BR

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.