Ar polar derruba temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com geada, frio intenso e tempo seco em parte do país
Uma intensa massa de ar polar derruba as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana, de acordo com a Climatempo. O fenômeno provoca geada, sensação térmica negativa e tempo seco em diversas áreas. No domingo, o frio persiste, mas o sol aparece em parte do Brasil Central, com a umidade do ar ficando mais baixa.
O ciclone extratropical no oceano mantém instabilidade no leste da região. No Rio Grande do Sul, há chance de chuva fraca e rajadas de até 70 km/h na metade leste, com risco de ressaca no litoral. No interior, o amanhecer tem frio intenso, geada e possibilidade de precipitação invernal na Serra.
Em Santa Catarina e no Paraná, o leste registra chuva fraca, enquanto o interior segue frio e seco. Há risco de geada no sudoeste paranaense e oeste catarinense. Regiões serranas também podem ter precipitação invernal.
No domingo (10), o tempo firme predomina nos três estados. Ao amanhecer, geada em áreas da Campanha e Serra Gaúcha, no interior de SC e no centro-sul do PR. Mesmo assim, apesar do sol, o frio segue intenso. No norte e noroeste do PR, a umidade pode atingir níveis de atenção à tarde.
A frente fria no oceano provoca chuva entre o litoral e o interior de SP, RJ e sul do ES neste sábado (9). O risco de chuva forte é maior no litoral norte paulista e na capital fluminense. Além disso, chove forte na Baixada Santista, centro-norte do RJ e sul do ES. Em Minas Gerais, a chuva se concentra no extremo sul e na Zona da Mata.
No domingo, a instabilidade persiste entre RJ e ES, com chuva fraca a moderada pela manhã e início da tarde. Pode chover de forma isolada no litoral paulista. As demais áreas de SP e MG seguem com tempo firme e frio.
A massa de ar polar derruba as temperaturas em MT e MS desde o amanhecer de sábado. No sul de MS, a umidade do ar entra em níveis críticos. Em GO e no DF, o tempo é seco, com ventos moderados e baixa umidade à tarde, de acordo com a Climatempo.
No domingo, o sol predomina em toda a região. O frio persiste em MS, MT e parte de GO. No extremo sudoeste e sul de MS, o amanhecer pode registrar geada. GO e DF têm calor durante o dia, mas a umidade volta a cair à tarde.
Os ventos marítimos provocam pancadas de chuva entre BA e RN, com risco de chuva forte entre PE e RN neste sábado. Além disso, pode chover isoladamente no litoral do MA e CE. No interior, o tempo segue seco e quente, com alerta de baixa umidade.
Jo domingo, o tempo firme predomina no leste da região, entre a BA e o RN. No extremo sul do MA, pode chover fraco por influência de instabilidades vindas do PA e TO.
As instabilidades atingem AM, AC, PA, RR e AP, com risco de temporais localizados no norte do AM, PA e RR. No oeste do AC, há chance de temporais isolados. Em Rondônia, o avanço de ventos frios provoca queda nas temperaturas e possibilidade de friagem.
No domingo, chove com moderada a forte intensidade em AM, PA e RR. Além disso, núcleos de instabilidade do PA podem levar pancadas fracas ao norte do TO. Acre e Rondônia seguem frios, e RO pode ter nova friagem.