Ar frio entra no RS, frente fria avança sobre SP e RJ

A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia grande parte do Nordeste, parte do Sudeste e do Centro-Oeste diminuindo a umidade e as condições para chuva.
Imagem do autor

Publicado em 08/12/2023

Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio De Janeiro no decorrer desta sexta-feira. A passagem desta frente fria e o ar quente que predomina sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais.

Nuvens carregadas crescem sobre muitas áreas do Brasil por causa do calor e da umidade do ar elevada e provocam fortes pancadas de chuva, mas de forma isolada.

Uma massa de ar frio de origem polar influencia o Rio Grande do Sul e afasta as nuvens carregadas deste estado e de parte de Santa Catarina.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.

Previsão do tempo para o Brasil para 08/12/2023- sexta-feira


Região Sul

Uma massa de ar frio de origem polar influencia o Rio Grande do Sul e afasta as nuvens carregadas deste estado e de parte de Santa Catarina. Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, o dia é com sol, ainda entre muitas nuvens. Pode garoar de manhã na Grande Porto Alegre. Há condições para nevoeiro ao amanhecer no sul gaúcho.

Na serra catarinense, no norte e litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no sudoeste e leste do Paraná, chove várias vezes, mas o sol aparece um pouco, entre muitas nuvens.

As demais áreas do Paraná têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Região Sudeste



Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira. A passagem desta frente fria e o ar quente que predomina sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais

O ar ainda fica seco e muito quente no norte e leste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Não chove nestas áreas.
O litoral central e norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro ficam em alerta máximo para chuva muito volumosa, que pode causar transtornos como alagamentos e queda da barreira

No Grande Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, no centro-oeste de Minas, na Grande São Paulo e no interior do estado de São Paulo, o sol aparece, o ar fica abafado e há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover a qualquer hora no leste de São Paulo (inclui Grande SP) e no estado do Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste

A alta pressão do Atlântico Sul ganhou força sobre o Centro-Oeste deixando o ar mais seco sobre parte da Região. O calor é intenso.

Em Goiânia, em quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o dia é com sol e sem chuva.

No sul de Goiás, nas demais áreas de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte, mas algumas pancadas d

e chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, mas de forma isolada.

Ainda há risco de chuva moderada em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.

Região Nordeste

Uma mudança na circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera espalha umidade sobre o Nordeste e aumenta as condições para chuva.

No centro-sul e leste do Piauí, no interior da Bahia e no sertão de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e do Piauí, o dia é com muito sol e algumas nuvens. Não chove.

As demais áreas do Nordeste têm sol na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva isoladas. A a chuva passageira e fraca no litoral do sul da Bahia até a Paraíba .

No Maranhão, no centro-norte e oeste do Piauí podem ocorrer pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

Região Norte



Condições de ar quente e úmido predominam no Norte do Brasil e geram nuvens carregadas sobre praticamente toda a Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.

Apenas o extremo sul do Tocantins, divisa com Goiás, tem um dia com sol e sem chuva.

No extremo norte do Amapá, no norte e centro-leste do Amazonas, no oeste do Pará, oeste e sul de Roraima e oeste do Acre têm muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de temporal.

Nas demais da Região Norte, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Escassez de frutas elevam preços do melão mais uma vez
2
Clima impulsiona aumento de oferta da alfece em SP
3
Público surpreende na Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos
4
Governo federal pretende mecanizar a agricultura familiar
5
Dados climáticos são fundamentais para a rentabilidade das culturas
6
Exportações de 873 mil doses foram destaque do mercado de sêmen em 2023
7
Rio Grande do Sul poderá ter temporais de hoje até quinta-feira
8
Preço do milho varia pouco no BR, mas cai com força no mercado externo
9
Demanda do ovo cai, mas a oferta controlada sustenta cotações
10
Com maior interesse comprador, soja tem peço mais firme na semana
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.