Ano de 2023 acaba com pouca chuva na região Sul do Brasil

Uma frente fria se afasta da Região Sul e o ar frio de origem polar se espalha sobre os estados, reduzindo a umidade e as condições para chuva.
Imagem do autor

Publicado em 30/12/2023

Depois dos dilúvios da primavera, o Sul do Brasil termina o ano de 2023 com predomínio de sol e pouca chuva. Após provocar temporais e ventania nesta sexta-feira, 29 de dezembro, uma frente fria se afasta da Região Sul e o ar frio de origem polar se espalha sobre os estados, reduzindo a umidade e as condições para chuva.

A presença deste ar frio vai deixar o Sul do Brasil fresquinho e sem tempestades no último fim de semana de 2023. Confira a previsão do tempo também para a virada para 2024. Para este sábado, 30/12/23, a previsão é de que toda a Região Sul tenha sol na maior parte do dia e temperaturas agradáveis. A entrada de ar frio de origem polar, após a passagem de uma frente fria, vai refrescar os três estados.
A presença de ar frio vai deixar o Sul do Brasil fresquinho e sem tempestades no último fim de semana de 2023
A presença de ar frio vai deixar o Sul do Brasil fresquinho e sem tempestades no último fim de semana de 2023

Algumas pancadas de chuva ainda devem ocorrer neste sábado na serra do Rio Grande do Sul, na serra, no sul, litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no centro-norte e no leste do Paraná. Mas a chuva que ocorrer será, em geral, fraca a moderada, e não vai causar transtornos para a população. Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer neste sábado na divisa do Paraná com São Paulo.

O domingo, 31 de dezembro de 2023, ainda será com predomínio de sol e tempo seco no Sul do Brasil. Pode chover fraco no litoral do Paraná, onde o ano termina nublado. Na Grande Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, o domingo será nublado, com temperatura amena e pode garoar. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no centro e oeste de Santa Catarina, mas com curta duração e sem risco de transtornos. Nas demais áreas de Santa Catarina, do Paraná e em todo o Rio Grande do Sul, o último dia de 2023 será com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.

Virada para 2024A virada para 2024 deve ser com tempo firme em quase toda a Região Sul. Em Curitiba, no litoral do Paraná, em Florianópolis, no Vale do Itajaí e litoral catarinense pode chuviscar. Em Porto Alegre, a virada para 2024 será com tempo firme. As pancadas de chuva retornam para quase todo Sul do Brasil a partir da tarde da segunda-feira.
Ventania em 29/12/2023Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram rajadas de vento muito fortes na sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, que ultrapassaram os 100 km/h. O deslocamento de uma frente fria pelo litoral e o calor no interior do continente, além da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, estimularam a formação de nuvens muito carregadas que provocaram as intensas rajadas e chuva forte.

Confira as rajadas mais fortes que ocorreram no Sul do Brasil em 29/12/2023, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-CiramBom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 110,5 km/hJoaçaba (SC): 107,3 km/hChapecó (SC): 94,3 km/hSão Vicente do Sul (RS): 90,0 km/hSão Borja (RS): 88,0 km/hSão José dos Ausentes (RS): 86,7 km/hSão Miguel do Oeste (SC): 86,0 km/hSão Luiz Gonzaga (RS): 84,6 km/hBento Gonçalves (RS): 81,0 km/hUrupema (SC): 80,4 km/hSiderópolis (SC): 80,3 km/hSoledade (RS): 80,0 km/h
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Escassez de frutas elevam preços do melão mais uma vez
2
Clima impulsiona aumento de oferta da alfece em SP
3
Público surpreende na Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos
4
Governo federal pretende mecanizar a agricultura familiar
5
Dados climáticos são fundamentais para a rentabilidade das culturas
6
Exportações de 873 mil doses foram destaque do mercado de sêmen em 2023
7
Rio Grande do Sul poderá ter temporais de hoje até quinta-feira
8
Preço do milho varia pouco no BR, mas cai com força no mercado externo
9
Demanda do ovo cai, mas a oferta controlada sustenta cotações
10
Com maior interesse comprador, soja tem peço mais firme na semana
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.