Alerta: Vem aí uma nova onda de calor

Temperatura vai subir no principalmente do Centro-Oeste e no Sudeste

O Brasil deverá ter uma nova onda de calor este ano, segundo projeção divulgada pela Climatempo. A expectativa é de que os termômetros se elevem em parte do País, dando início a uma sequência de dias escaldantes.

A temperatura vai subir no oeste da região Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. O ar quente e seco também atingirá o sul de Mato Grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo poderão registrar temperaturas máximas entre 38ºC e 40ºC. “São valores muito elevados para os padrões normais desta época do ano”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Estados de SP, MG e Mato Grosso do Sul terão ondas de calor. Foto: Cesar Lopes/PMPA
Estados de SP, MG e Mato Grosso do Sul terão ondas de calor. Foto: Cesar Lopes/PMPA

As áreas em vermelho no mapa representam temperatura 5ºC acima da média a partir de 11 de março — a onda de calor ocorre quando as temperaturas permanecem 5º°C acima da média durante cinco dias consecutivos. Para as regiões em laranja no mapa, as temperaturas devem permanecer entre 3°C e 5°C acima da média ao longo do período, ainda segundo a Climatempo.

A previsão é que as temperaturas elevadas devem seguir nas regiões até, pelo menos, o dia 15 de março. O motivo de tanto calor é um ar quente que ganhou força na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão na atmosfera favorece a manutenção do ar quente sobre a região e desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.