Esta semana uma forte infiltração marítima na costa do Sudeste vai intensificar a formação de muitas nuvens de chuva no leste de São Paulo e do Rio De Janeiro. A chuva entre esta segunda, 28, e a terça-feira, 29, poderá cair de forma persistente, acumulando volumes extremamente elevados para agosto. Há previsão de chuva forte entre a Baixada Santista e a região de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Atenção! Já tivemos um fim de semana bastante instável no litoral dos dois estados e ainda há indicação para mais chuva que pode superar a média normal para agosto. O potencial para transtornos aumenta e a população deve ficar muito atenta e pedir ajuda e orientação à defesa civil.
Parte do Sudeste terá uma última semana de agosto com bastante umidade. Até mesmo cidades do leste e sul de Minas Gerais podem registrar acumulados elevados para este período. A tendência é de temporais já nesta segunda-feira no Vale do Jequitinhonha. As instabilidades também ganham força no Espírito Santo, a capital Vitória, fica em alerta para o risco de temporais e cidades como Linhares e São Mateus também podem registrar acumulados elevados de chuva.
Agosto termina úmido e frio
Outro destaque além da chuva é a queda significativa nas temperaturas. Todas as capitais do Sudeste terão uma diminuição mais significativa tanto nas mínimas quanto nas temperaturas máximas. Depois de vários dias seguidos de calorão, os termômetros na cidade de São Paulo, não vão passar dos 16/22°C nestes próximos dias. A cidade do Rio de Janeiro também sentirá o impacto do tempo mais nublado e do ar frio, as máximas ficam em torno dos 20 a 24°C, pelo menos até meados desta semana.
Muitas nuvens irão se formar nos próximos dias e tem atenção para chuva fraca a moderada por toda a costa do Sudeste. As capitais, Belo Horizonte, São Paulo, Rio e Vitória, terão uma semana com muita umidade e previsão de chuva.