A Influência da ZCIT e a previsão de chuvas no Norte e Nordeste

O que é esse sistema e como ele afeta o padrão de chuvas nessas regiões?
Imagem do autor

Publicado em 26/01/2024

Neste final de semana, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) migrará sobre grande parte do litoral do norte e nordeste, prometendo volumes elevados de chuva. Mas, afinal, o que é esse sistema e como ele afeta o padrão de chuvas nessas regiões?

A dinâmica anual da ZCIT e suas consequências

Durante seu posicionamento anual, a ZCIT atinge o ponto mais ao norte entre julho e outubro, e o mais ao sul entre janeiro e abril. Seu deslocamento está correlacionado com as variações da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Atlântico Tropical. Esse sistema anualmente traz chuvas volumosas, com registros acima de 100 mm em anos anteriores nas estações meteorológicas do INMET e Cemaden em eventos diários de chuva.
Previsão para os próximos dias: Alerta para Chuvas Intensas

Sexta-feira (26)
A previsão indica muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol na faixa nordeste do Amapá, litoral leste do Pará, litoral do Maranhão e Piauí. Alerta para temporais em toda faixa litorânea do Amapá, com acumulados entre 30 e 40 mm. Atenção para chuvas de moderada a forte intensidade no litoral do Pará, Maranhão e Piauí, com acumulados variando entre 10mm e 20mm.

Sábado (27)

A condição permanece, com muita nebulosidade e chuva sobre as regiões leste do Amapá, litoral leste do Pará, litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. Alerta para temporais na faixa litoral do Pará, com acumulados superando 30mm.
Domingo (28)

ZCIT avança mais sobre as regiões, e grandes volumes são esperados. Condição de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais com acumulados entre 20 e 30mm de chuva no litoral do Amapá, litoral leste do Pará, litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.