Encontro híbrido discutiu avanços no plano nacional de identificação animal
A Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) promoveu na tarde desta segunda-feira (17) uma reunião híbrida para debater a implementação da rastreabilidade dos rebanhos no Brasil.
O coordenador da comissão, José Fernando Piva Lobato, explicou que o objetivo do encontro foi esclarecer os detalhes da implantação do sistema de identificação, uma demanda crescente entre os produtores rurais. “É algo necessário para que possamos acessar novos mercados no exterior”, destacou.
O zootecnista João Paulo Franco Silveira, coordenador de produção animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou da reunião como convidado.
Segundo ele, o Ministério da Agricultura deu início aos trabalhos em dezembro de 2024, e o plano segue em desenvolvimento, dentro dos prazos estipulados. “Em breve teremos a publicação de um decreto com as diretrizes sobre o plano de identificação individual dos rebanhos no território nacional”, afirmou Silveira.