Segundo o relatório Panorama Setorial divulgado pela Minerva Foods na segunda-feira, dia 06/11, o cenário doméstico para a indústria de carne bovina brasileira começou a apresentar melhora no terceiro trimestre. A Minerva divulga relatórios com o panorama do setor de carne bovina nos mercados onde atua antes da apresentação dos resultados financeiros trimestrais.
o relatório traz dados que mostram que a performance do mercado interno começa a viver um bom momento do ciclo pecuário brasileiro e a consequente disponibilidade de animais, aliado à sazonalidade do segundo semestre, devem incentivar o crescimento do consumo de carne bovina no mercado doméstico. Nos nove primeiros meses de 2023, as exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 1,4 milhão de toneladas, gerando receita de US$ 6,8 bilhões.
Os dados compilados pela Minerva mostram que as exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram 541 mil toneladas no terceiro trimestre, alta de 15% em relação ao trimestre anterior. A receita com as exportações de carne bovina in natura de julho a setembro somou US$ 2,5 bilhões, alta de 5% ante o segundo trimestre.
A China ainda é o principal destino da carne bovina brasileira no terceiro trimestre. O país respondeu por 63% do total, seguida do Chile (6%), Emirados Árabes Unidos (3%), Filipinas (3%), Rússia (3%) e Arábia Saudita (2%).