Cenário reduz competitividade da proteína frente às carnes suína, de frango e à tilápia
O mercado pecuário tem se destacado pela oferta limitada de animais para abate e pela demanda externa aquecida, o que reduz a disponibilidade de carne no mercado interno.
De acordo com pesquisadores do Cepea, essa combinação tem sustentado a valorização tanto dos animais no campo quanto da carne no atacado doméstico e no mercado internacional — este último também influenciado por outros fatores.
Como consequência, o volume de carne disponível ao consumidor brasileiro tem se mostrado inferior à demanda, o que vem resultando, desde a última semana de março, em sucessivos aumentos nos preços da carne com osso e de cortes negociados no atacado da Grande São Paulo.
Esse movimento, segundo o Cepea, tem diminuído a competitividade da carne bovina frente às principais concorrentes, como a carne suína, a de frango e a tilápia.
No mercado externo, o Brasil embarcou até a segunda semana de abril uma média de 10,9 mil toneladas diárias de carne bovina in natura, volume 15,6% superior ao registrado em abril de 2024, conforme dados da Secex analisados pelo Cepea.