HOME | Notícias | Pastagens

Sistema ILPF cresce, proporciona lucro para o produtor, mas necessita de cercamento adequado

Somente na última década, o sistema triplicou de tamanho, passando de 6,7 milhões de hectares para cerca de 19 milhões/ha

Sistema ILPF cresce, proporciona lucro para o produtor, mas necessita de cercamento adequado

489
Foto do autor Redação RuralNews
30/04/2021 |

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Somente na última década, triplicou de tamanho, passando de 6,7 milhões de hectares para cerca de 19 milhões/ha. A estratégia de produção consiste na utilização integrada de diversos sistemas agrícolas, pecuários e florestas. “Trata-se de uma tecnologia diversa e que pode ser utilizada por pequenos, médios e grandes produtores. Totalmente adequável ao tamanho das propriedades. Trata-se de uma importante contribuição do agronegócio brasileiro para o aumento da produção agrícola e animal com sustentabilidade”, explica William Marchió, Médico veterinário graduado pela UNESP e consultor de agronegócios da Belgo Bekaert, empresa líder e referência no mercado brasileiro de arames. 

Marchió diz que um dos maiores benefícios para os produtores que utilizam o sistema ILPF é o aumento da renda líquida da propriedade, permitindo maior capitalização e retorno econômico. Outro ponto é a manutenção da biodiversidade, pois há reconhecida melhoria na qualidade do solo por conta do acúmulo de matéria orgânica e da retenção de água. “Por se tratar de uma técnica diversificada, é possível ter várias culturas numa mesma área. E o sucesso econômico de cada atividade traz retorno para os produtores em diferentes momentos do ano, o que complementa renda e favorece o manejo da propriedade”, completa o consultor da Belgo Bekaert.                                                                                  

Publicidade
Banner publicitário

Os modelos mais utilizados são de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). No caso do ILP, William Marchió diz que ao inserir sementes de gramíneas com o ciclo da colheita de grãos, o agricultor/pecuarista deve dividir as áreas com cercas elétricas e móveis. “Assim os animais podem ser movidos para as novas pastagens”. O veterinário aponta que ao combinar pastagem e lavoura nesse sistema, consegue-se obter mais da terra, já que os animais em pastejo naquele ambiente promovem a ciclagem de nutrientes e da melhoria da matéria orgânica do solo, “o que garante maior produtividade na próxima colheita de grãos”.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #ILPF # Lavoura Pecuária Floresta
Publicidade
Banner publicitário