Produção e consumo de ovos colocam Brasil entre os 10 maiores
Brasil deve entrar no top 10 mundial de consumo per capita de ovos com produção recorde de 62 bilhões de unidades em 2025

Produção recorde coloca o Brasil entre os maiores consumidores de ovos do mundo. Foto: Canva

A produção brasileira de ovos deverá alcançar 62 bilhões de unidades em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume representa alta de 7,5% em relação às 57,683 bilhões de unidades registradas em 2024, consolidando um novo recorde histórico para o setor.
Esse desempenho está diretamente ligado ao avanço do consumo interno de ovos. Em 2025, cada brasileiro deverá consumir, em média, 288 ovos por ano, uma elevação de 7,1% frente às 269 unidades de 2024. Com esse crescimento, o Brasil deve entrar no top 10 mundial de consumo per capita de ovos, marco inédito para o país.
De acordo com Ricardo Santin, presidente da ABPA e do conselho do Instituto Ovos Brasil (IOB), a expansão deve continuar em 2026. A produção poderá chegar a 65 bilhões de unidades, enquanto o consumo per capita deverá alcançar 306 ovos por habitante. Assim, o Brasil assumirá o sétimo lugar entre os países com maior consumo per capita da proteína no mundo.
“Estamos vivendo uma nova era para o setor de postura. O ovo tem ganhado espaço em todos os perfis de consumo, impulsionado por fatores como acessibilidade, versatilidade e alto valor nutricional. Além disso, o setor se beneficia de custos mais ajustados e maior presença nas mesas dos brasileiros, o que sustenta a perspectiva de crescimento nos próximos anos”, destaca Santin.
