Poder de compra do avicultor paulista é o menor em nove meses
Avicultores paulistas enfrentam margens menores com preços mais baixos dos ovos e custos de insumos em alta
Queda nos preços dos ovos e leve alta do milho reduziram a relação de troca com os principais insumos. Foto: Canva
O poder de compra do avicultor paulista atingiu em outubro o menor nível dos últimos nove meses, de acordo com levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A queda reflete o impacto da desvalorização dos ovos e o leve aumento no preço do milho, um dos principais insumos da atividade.
Entre setembro e outubro, o milho teve leve valorização, enquanto os preços do farelo de soja recuaram. No entanto, a redução mais forte nas cotações dos ovos acabou pressionando a relação de troca do produtor frente aos custos de alimentação das aves.
Os preços dos ovos a retirar (FOB) em Bastos, principal polo produtor paulista, caíram pelo segundo mês consecutivo. Em outubro, o valor médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos ficou em R$ 139,92, recuo de 3,6% frente a setembro. Já os ovos vermelhos registraram queda de 3,9%, com média de R$ 154,15 por caixa.
Segundo o Cepea, esses números representam o menor patamar real desde novembro de 2024 (IGP-DI de setembro/25). O cenário reforça a pressão sobre a margem do produtor e indica que a recuperação do setor depende de uma melhora na demanda e de maior estabilidade nos custos de insumos.
