Recorde de participação no 3º Encontro Estadual de Coordenadoras da CEMF representa a colheita dos frutos da mobilização iniciada em 2021
A mobilização das mulheres no meio rural do Paraná alcançou um novo patamar. O 3º Encontro Estadual de Coordenadoras da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), realizado em abril, em Curitiba, reuniu 270 representantes de 95 comissões locais — um recorde de participação que reforça o crescimento da liderança feminina no setor agropecuário e no sistema sindical rural.
Desde sua criação, em 2021, a CEMF tem promovido transformações estruturais, impulsionando a criação de 101 comissões locais, ligadas a sindicatos rurais em diferentes regiões do Estado. Mais de 3,3 mil produtoras rurais estão envolvidas diretamente nesse movimento, que conta com o apoio do Sistema FAEP por meio de planejamentos estratégicos alinhados às necessidades regionais.
O avanço também é visível na presença feminina nas comissões técnicas e cargos de liderança sindical. Em apenas alguns anos, o número de mulheres nas comissões técnicas do Sistema FAEP subiu de 65 para 95 integrantes. Já o número de grupos locais de mulheres saltou de 19, em 2020, para mais de 100. Essa presença crescente também é notada em eventos promovidos pelo Sistema, como o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em que as mulheres representaram 70% dos 4 mil participantes em 2024.
O 3º Encontro Estadual de Coordenadoras consolidou-se como uma importante vitrine dessa evolução. Desde a primeira edição, em 2023, o número de participantes praticamente dobrou. O evento favoreceu o fortalecimento de redes de apoio e colaboração, além de apresentar exemplos de boas práticas de liderança e gestão no campo.
Essa trajetória de protagonismo feminino no agro paranaense tem sido reconhecida nacionalmente. Duas integrantes da CEMF foram incluídas na lista do Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025 — uma honraria que destaca profissionais que marcaram o setor nos últimos 12 meses com ações de impacto.
Outro reflexo da mobilização das mulheres é o projeto Sindicato Protagonista, lançado em 2024 pelo Sistema FAEP. A iniciativa, ligada ao Programa de Sustentabilidade Sindical, visa estruturar e fortalecer os sindicatos rurais por meio de planejamento estratégico e reconhecimento das metas alcançadas. A segunda edição do projeto já está com inscrições abertas, inclusive para sindicatos que ainda não possuem comissão feminina.
A influência do Paraná tem ultrapassado fronteiras estaduais. A estrutura da CEMF tem servido de referência para outras regiões do Brasil, contribuindo para o fortalecimento de comissões estaduais de mulheres ligadas ao sistema CNA.
A presença ativa, organizada e crescente das mulheres em todas essas frentes mostra que a liderança feminina no campo não é mais tendência — é realidade. E essa nova safra de líderes promete seguir rendendo frutos por muitos ciclos.