HOME | AGRICULTURA | Mulheres do Agro

Safra de líderes femininas registra avanços no Paraná

Recorde de participação no 3º Encontro Estadual de Coordenadoras da CEMF representa a colheita dos frutos da mobilização iniciada em 2021

Foto do autor Redação RuralNews
13/04/2025 |

A mobilização das mulheres no meio rural do Paraná alcançou um novo patamar. O 3º Encontro Estadual de Coordenadoras da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), realizado em abril, em Curitiba, reuniu 270 representantes de 95 comissões locais — um recorde de participação que reforça o crescimento da liderança feminina no setor agropecuário e no sistema sindical rural.

Desde sua criação, em 2021, a CEMF tem promovido transformações estruturais, impulsionando a criação de 101 comissões locais, ligadas a sindicatos rurais em diferentes regiões do Estado. Mais de 3,3 mil produtoras rurais estão envolvidas diretamente nesse movimento, que conta com o apoio do Sistema FAEP por meio de planejamentos estratégicos alinhados às necessidades regionais.

O avanço também é visível na presença feminina nas comissões técnicas e cargos de liderança sindical. Em apenas alguns anos, o número de mulheres nas comissões técnicas do Sistema FAEP subiu de 65 para 95 integrantes. Já o número de grupos locais de mulheres saltou de 19, em 2020, para mais de 100. Essa presença crescente também é notada em eventos promovidos pelo Sistema, como o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em que as mulheres representaram 70% dos 4 mil participantes em 2024.

O 3º Encontro Estadual de Coordenadoras consolidou-se como uma importante vitrine dessa evolução. Desde a primeira edição, em 2023, o número de participantes praticamente dobrou. O evento favoreceu o fortalecimento de redes de apoio e colaboração, além de apresentar exemplos de boas práticas de liderança e gestão no campo.

Foto: Sistema FAEP
Foto: Sistema FAEP

Essa trajetória de protagonismo feminino no agro paranaense tem sido reconhecida nacionalmente. Duas integrantes da CEMF foram incluídas na lista do Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025 — uma honraria que destaca profissionais que marcaram o setor nos últimos 12 meses com ações de impacto.

Outro reflexo da mobilização das mulheres é o projeto Sindicato Protagonista, lançado em 2024 pelo Sistema FAEP. A iniciativa, ligada ao Programa de Sustentabilidade Sindical, visa estruturar e fortalecer os sindicatos rurais por meio de planejamento estratégico e reconhecimento das metas alcançadas. A segunda edição do projeto já está com inscrições abertas, inclusive para sindicatos que ainda não possuem comissão feminina.

A influência do Paraná tem ultrapassado fronteiras estaduais. A estrutura da CEMF tem servido de referência para outras regiões do Brasil, contribuindo para o fortalecimento de comissões estaduais de mulheres ligadas ao sistema CNA.

A presença ativa, organizada e crescente das mulheres em todas essas frentes mostra que a liderança feminina no campo não é mais tendência — é realidade. E essa nova safra de líderes promete seguir rendendo frutos por muitos ciclos.

TAGS:
#Mulheres do Agro # 3º Encontro da CEMF # Força feminina # FAEP #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.