HOME | Notícias | Milho

Chuva desacelera colheita do milho no Rio Grande do Sul

Com umidade do solo restabelecida, produtores iniciam cobertura vegetal enquanto parte das lavouras ainda está em maturação

Chuva desacelera colheita do milho no Rio Grande do Sul

Chuva interrompe a colheita em várias regiões gaúchas, enquanto produtores aproveitam para preparar o solo para a próxima safra. Foto: Getty Images

Foto do autor Angela Ruiz
12/05/2025 |

As recentes chuvas no Rio Grande do Sul reduziram o ritmo da colheita do milho no estado. Em regiões onde a precipitação foi suficiente para reestabelecer a umidade superficial do solo, os produtores iniciaram o plantio de culturas de cobertura. Essas lavouras têm o objetivo de proteger o solo, aumentar a matéria orgânica e controlar plantas daninhas, preparando o terreno para a semeadura da próxima safra de milho, prevista para a primeira quinzena de agosto.

Em Caxias do Sul, a colheita já foi concluída nas grandes propriedades. Já em áreas menores, muitos agricultores mantêm as plantas no campo para promover a secagem natural dos grãos, o que pode estender os trabalhos até julho, segundo informações da Emater/Ascar-RS.

Publicidade
Banner publicitário

Ainda conforme o órgão, lavouras semeadas no fim da janela ideal de plantio ainda estão em fase de maturação, sem condições para a colheita imediata. Em Pelotas, 61% das áreas foram colhidas; 26% estão em maturação fisiológica, 12% em enchimento de grãos e 1% em pendoamento.

Em Santa Rosa, 92% das lavouras já foram colhidas, 6% estão em enchimento de grãos e 2% em maturação fisiológica. Em Soledade, 71% das áreas cultivadas foram colhidas até o momento.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Chuva # Colheita do milho
# Rio Grande do Sul # RS # Milho #
Publicidade
Banner publicitário