Marketing digital no agronegócio: conteúdo ganha ainda mais relevância com fim dos cookies Medida anunciada pelo Google já provoca intensas movimentações, porque vai alterar as regras do jogo - leia-se dos negócios - das marcas no ambiente on-line
Os chamados cookies têm sido uma das principais ferramentas utilizadas pelas marcas em suas estratégias de negócios na internet. De maneira objetiva, os cookies nada mais são do que arquivos criados pelos sites que o usuário visita. Podem ser categorizados em dois: primários, criados pelo site acessado, e de terceiros, criados por outros sites, como anúncios, por exemplo.
Entretanto, uma grande mudança já está em curso. O Google anunciou o fim dos cookies de terceiros no seu navegador Chrome, o mais popular da web. O motivo é o aperto das autoridades regulatórias em todo o mundo no tocante à privacidade das informações do internauta. No Brasil, temos como maior exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A despeito de ser adotada em sua totalidade em 2023, a medida já provoca intensas movimentações, porque vai alterar as regras do jogo - leia-se dos negócios - das marcas no ambiente on-line.
O acesso mais restrito aos dados de navegação vai comprometer a análise do comportamento do usuário, a captura de informações mais personalizadas, a identificação de perfis/personas etc.. Sem a ferramenta de rastreamento, as marcas terão que buscar novos modelos para dar subsídios às estratégias digitais. E os primeiros movimentos mostram que investir em conteúdo passa, agora, a ser ainda mais relevante em um cenário digital sem as facilidades dos cookies.
Destaca-se, então, ainda mais, o chamado "inbound marketing", que, na prática, significa desenvolver estratégias, obviamente, baseadas em conteúdo, para atrair, engajar, converter e vender na internet ou fora dela. As pessoas são mais inclinadas a comprar de marcas com as quais elas estão mais familiarizadas e se identificam e, hoje em dia, o que foi construído no ambiente on-line é fator-chave para tomada de decisão de compra no balcão da revenda de insumos ou na concessionária de máquinas agrícolas, por exemplo.
1) Defina de modo claro e detalhado seu público-alvo;