O Fundo de Investimentos Aqua Capital anuncia a aquisição da Rech Tratores, revendedora mato-grossense focada no segmento de peças de reposição linha amarela. A nova empresa se junta à plataforma de investimentos Rech, que já conta com a Rech Agrícola e a Verde Agrícola, que atua no setor de distribuição de peças de reposição para maquinário agrícola, como tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. Com a aquisição, a empresa passa a oferecer produtos para máquinas pesadas de todos os segmentos e em todas as regiões.
Fundada por Gilberto Rech em 1994, a Rech Tratores se transformou em uma das maiores importadoras de peças para máquinas pesadas e agrícolas do país. Ao longo dos seus 27 anos, a empresa ganhou força e visibilidade no mercado, principalmente por conta de sua excelência operacional, que seguiu padrões internacionais e que, posteriormente, rendeu a conquista da certificação ISO 9001, em 2009. Ao todo, a empresa tem hoje 10 lojas e centros de distribuição espalhados por todo o Brasil.
"Com a aquisição da Rech Tratores, que volta a fazer parte do mesmo grupo após 2 anos, teremos a consolidação do grupo Rech dentro do Aqua Capital, que também conta com a Verde Agrícola, adquirida no último trimestre de 2020. O grupo já nasce como líder no mercado de peças de reposição para os segmentos de linha amarela e linha verde", comenta Gustavo Pimenta, operating partner do Aqua Capital.
"A principal mudança que teremos no grupo é com relação ao portfólio da empresa. A Rech Agrícola e a Verde Agrícola são empresas muito focadas em linha verde, ou seja, maquinários agrícolas. Com a aquisição da Rech Tratores, dobramos nosso potencial de mercado ao incorporar peças do segmento de linha amarela também. Assim, uma empresa que era essencialmente agrícola, passa a oferecer um portfólio de máquinas pesadas para todos os segmentos, tanto linha agrícola como linha amarela", afirma Nilson Agostini, CEO da Rech Agrícola.
O setor de reposição de peças no Brasil movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano e mantem um forte ritmo de crescimento que varia entre 7% e 10%. "Essa aquisição é mais um movimento do Aqua Capital em direção a consolidação de um mercado muito pulverizado e que ainda nos possibilita grande expansão, seja por crescimento orgânico ou M&As", completa Pimenta.