Média de julho cai 8% no mercado da mandioca com oferta acima da demanda e colheita limitada
As chuvas registradas na última semana em parte das regiões produtoras de mandioca dificultaram o avanço da colheita. Além disso, a retração por parte dos produtores também limitou a oferta. Apesar desses fatores, os preços seguiram em queda, pois a disponibilidade de raiz no mercado ainda supera a demanda industrial.
De acordo com levantamento do Cepea, a média de julho registrou queda pelo sétimo mês consecutivo, refletindo o desequilíbrio entre oferta e procura. A pressão nos valores persiste mesmo com a redução no ritmo de colheita.
Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 460,33 (ou R$ 0,8006 por grama de amido). Isso representa uma queda de 2,3% em relação à semana anterior, segundo os dados do Cepea.
A média de julho também apresentou retração de 2,3% na comparação com o mês de junho. Em termos reais, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI, o valor ficou 1,6% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.