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Portos do Sul movimentam 85,3 milhões de toneladas até agosto

Crescimento nos portos do Sul reforça capacidade logística e competitividade regional

Portos do Sul movimentam 85,3 milhões de toneladas até agosto

Avanço em contêineres e carga geral impulsiona crescimento. Foto: Canva

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Foto do autor Redação RuralNews
24/10/2025 |

Os portos públicos da região Sul do Brasil registraram crescimento de 7,9% na movimentação de cargas de janeiro a agosto de 2025. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 85,3 milhões de toneladas passaram pelos terminais administrados pelas autoridades portuárias federais nesse período.

O Porto de Paranaguá (PR) liderou o desempenho, com 43,9 milhões de toneladas, seguido pelo Porto de Rio Grande (RS), com 20,2 milhões. Em Santa Catarina, os destaques foram os portos de São Francisco do Sul (12,1 milhões), Imbituba (4,8 milhões) e Itajaí (2,5 milhões). Juntos, eles mostram a importância estratégica da região para o comércio nacional e internacional.

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O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o resultado reflete o foco do governo federal na eficiência da gestão. “O crescimento dos portos do Sul mostra uma administração eficiente, voltada à competitividade e ao fortalecimento da economia regional e nacional”, destacou.

O balanço também revelou aumento de 21,1% na movimentação de contêineres, totalizando 19,9 milhões de toneladas, e de 15,5% em carga geral, com 9 milhões de toneladas. Esses números evidenciam a capacidade dos portos públicos de atender diferentes cadeias logísticas e sua versatilidade frente a demandas complexas.

Além disso, a vocação para o comércio exterior se confirmou com a alta de 7,2% na navegação de longo curso, que somou 73,4 milhões de toneladas. As exportações cresceram 4,95%, lideradas pela soja e milho, enquanto as importações subiram 11,8%, com destaque para fertilizantes.

Novos investimentos

Para ampliar ainda mais a eficiência, o Ministério de Portos e Aeroportos realizou, em 22 de outubro, o leilão de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Esse projeto é o primeiro do tipo no país e prevê investimento de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos.

O consórcio vencedor será responsável pela dragagem e ampliação do calado de 13,5 metros para 15,5 metros. Com isso, navios maiores poderão acessar o porto, aumentando a capacidade operacional e o escoamento da produção. Além disso, a medida trará mais segurança, agilidade e competitividade ao Porto de Paranaguá, fortalecendo sua posição logística no Sul do Brasil.

Daniel Roberto Galafassi
Isso que no Paraná temos uma BR 277 precária e uma ferrovia ineficiente e sem perspectivas de melhorias no curto prazo. Viva o estado que mais produz por metro quadrado.

TAGS: #Portos # Logística
# Exportações # Antaq # Porto de Paranaguá # Ministério de Portos e Aeroportos
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