INÍCIO AGRICULTURA Leilões

Mega Leilão Anual Carpa será presencial e oferecerá 4.720 animais

Referência em melhoramento genético da raça Nelore, criatório reafirma seu compromisso com a pecuária sustentável

Publicado em 28/08/2022

O criatório Carpa Serrana, reconhecido como referência em produção pecuária com sustentabilidade e rentabilidade, realiza nos dias 4 e 5 de setembro a 43ª edição do Mega Leilão Anual Carpa. Essa edição marca a retomada do formato presencial, após dois anos sendo feito vitualmente. Serão colocados para venda 4.720 animais. O Mega Leilão Anual Carpa é um dos maiores eventos comerciais da pecuária brasileira e um importante balizador do mercado nacional de animais de genética Nelore.

No dia 4, serão ofertados 2.700 bezerros de corte, 1.600 fêmeas comerciais, 100 fêmeas Nelore PA prenhes e 220 touros Nelore PO. O remate será realizado no Recinto de Leilões da Fazenda Cibrapa, no município de Barra do Garças (MT). Será iniciado às 9 horas (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Já no dia 5, o leilão será virtual, também com transmissão pelo Canal Rural. Serão ofertadas 100 fêmeas Nelore PO.

A sustentabilidade está na essência da atuação da Carpa Serrana, que há 51 anos se dedica ao desenvolvimento da raça Nelore e da pecuária brasileira. O criatório é um dos pioneiros na introdução no Brasil de tecnologias de reprodução assistida, como Inseminação Artificial (IA) e Fertilização In Vitro (FIV). "Nossa história é sustentável desde a nossa fundação. Ela se sustenta até hoje, na prática", afirma Eduardo Biagi, titular da Carpa Serrana.
A inovação tecnológica sempre foi uma prioridade. A seleção é reconhecida nacionalmente, porque acompanhou todas as mudanças da pecuária. "Um trabalho sistêmico e rígido, com um processo dinâmico e repleto de eficiência com base no melhoramento genético", explica o criador.

A Carpa acompanha a evolução dos tempos e do melhoramento, buscando sempre animais férteis, precoces, funcionais e eficientes. O resultado dessa busca pela qualidade é uma maior produção de carne em menos tempo e ocupando menos espaço. Isso contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, o que torna o negócio da pecuária cada vez mais sustentável.
Os conceitos de seleção da Carpa priorizam o melhoramento e a fixação de características de impacto econômico. O rebanho comercial apresenta ganho cumulativo pelo uso de genética melhoradora desde a sua primeira geração. O criatório faz "pecuária de precisão" de alto nível.

A precocidade dos animais da Carpa é resultado de um processo rigoroso. A Carpa faz estação de monta, utiliza avaliação visual com técnicos especialistas, usa programas de avaliação genética para tomada de decisões, as fêmeas são selecionadas por fertilidade e habilidade materna, com o objetivo de gerar na desmama bezerros produtivos e de qualidade. O "Novilho Precoce Carpa 100% Nelore" está dentro desse conceito de seleção, fertilidade com foco na produtividade. "Aqui se produz mais em menos área faz muito tempo", destaca Biagi.

O rebanho Carpa apresenta um rendimento de carcaça acima da média nacional. Em outras palavras, é um gado que evidencia e apresenta melhor esta característica. Isto é resultado do uso de reprodutores com comprimento de carcaça diferenciado, transmitindo esta característica a suas progênies, geração a geração (o rendimento de carcaça é diretamente ligado ao comprimento e arqueamento de costelas).enbsp;enbsp;
Tudo isso tem sustentação também no sistema ILP – Integração Lavoura/Pecuária, que viabiliza a produção de feno e silagem para o período de menor oferta de alimento nas áreas de pastagem, mantém a terra mais produtiva para a safra e capim, agrega valor ao negócio com a produção de soja, que na Carpa Serrana já é feita há 14 anos, e a oferta de subprodutos da agricultura. Com a ILP, o solo é recuperado, o que evita a necessidade de abertura de novas áreas.

Para a Carpa, conservar, proteger, preservar, cuidar e estimular as boas práticas de produção e bem-estar animal são essenciais. Mas semear na consciência de todos que a garantir da vida é respeitas as fronteiras na natureza, isso é fundamental.

O rebanho Carpa apresenta um rendimento de carcaça acima da média nacional

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.