INÍCIO AGRICULTURA Legislação

Parecer do MPF favorece irmãos Batista na briga pela Eldorado

Documento defende que venda da empresa deveria passar pelo Congresso Nacional

O procurador do MPF (Ministério Público Federal), Marcelo José da Silva, emitiu um parecer na ação civil pública movida em 2023 pelo ex-prefeito de Chapecó (SC), Luciano Buligon, que contesta a venda da Eldorado Brasil, de Três Lagoas (MS), pela JF - dos irmãos Wesley e Joesley Batista, ao grupo CA Investiment Brazil, dono da Paper Excellence.

O documento assinado por Silva afirma que a transação é nula e deve ser desfeita porque a CA Investiment é empresa dominada por capital estrangeiro e que precisaria de autorização do Congresso Nacional para assumir a fábrica de celulose.
Fabricante de celulose é de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação
Fabricante de celulose é de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação

A CA afirma que possui capital nacional e que não comprou terras, como Buligon afirma na ação e que compõe o novo capítulo da disputa pelo controle acionário da companhia.

A compra por R$, 17 bilhões, efetivada em 2017, foi do complexo industrial três-lagoense, segundo o CA Investiment.

Um parecer do Incra, emitido em dezembro de 2023, também remete o caso ao Congresso.

Em contrapartida, a CA informa que está inscrita na Junta Comercial de São Paulo e tem como acionistas uma empresa da Holanda e outra da Malásia.

A Eldorado não se manifestou sobre a venda de terras, mas se vale do parecer do Incra para pedir a anulação da venda, incluindo a devolução de R$ 3,7 bilhões recebidos em 2017. A CA não aceita a anulação do contrato.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.
Arquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML gerado