INÍCIO AGRICULTURA Legislação

Invasões de terras: governo paulista enfrenta as ações do MST

Governador Tarcísio de Freitas anunciou que não aceitará os atos ilegais
Imagem do autor

Publicado em 19/04/2024

As invasões de terras no país aumentaram nos últimos dias, mesmo após assinatura do Governo Federal do decreto que destina terras à reforma agrária denominado “Terra da Gente”. Os atos tiveram intensificação em diversos estados entre eles São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraná e outros. A estimativa do programa governamental é que 295 mil famílias agricultoras sejam beneficiadas até 2026.

No estado de São Paulo o Governador Tarcísio de Freitas reprimiu as invasões e informou que não vai permiti-las. As ações fazem parte do Abril Vermelho, realizadas pelo MST em todo país. Em Campinas na segunda-feira, 17, após ocupação da fazenda Mariana houve intervenção policial e famílias tiveram que deixar o local, logo depois as famílias seguiram para a sede da prefeitura e tentarem uma negociação sobre a situação dos acampados.
Na Assembleia Legislativa da Bahia MST promoveu ato
Na Assembleia Legislativa da Bahia MST promoveu ato

A reação do governo paulista é bem diferente da de outros governos, como o ocorrido em Aracaju (SE), em que foi promovido uma "sessão solene" na Câmara de Vereadores para homenagear o MST. Ou na Assembleia Legislativa da Bahia, no ato chamado "Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária". A Guarda Municipal bloqueou a entrada e a saída de pessoas.
No mesmo dia em Agudos um helicóptero da polícia . militar sobrevoou o acampamento, mas não houve intervenções. Houve conflitos também em Goiás e Distrito federal. Ao todo já foram contabilizadas 24 invasões em 11 estados brasileiros intituladas como “Jornada de lutas em defesa da reforma agrária”.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.