CNA lança calculadora da Reforma Tributária para produtores
Ferramenta gratuita ajuda produtores e contadores a estimar a CBS e o IBS antes da entrada em vigor do novo modelo tributário
CNA divulga a calculadora da Reforma Tributária em reunião sobre os impactos do novo sistema de impostos. Foto: CNA / Divulgação
A CNA lança calculadora da Reforma Tributária para facilitar o entendimento das novas regras que passam a valer em 2025. A ferramenta, apresentada na quarta-feira (26), oferece cálculos rápidos da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Com a reforma, a CBS e o IBS substituirão impostos federais, estaduais e municipais. Dessa forma, ambos formarão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), previsto na Lei Complementar 214/2025.
O novo sistema de notas fiscais eletrônicas começa em 1º de janeiro. Por isso, produtores rurais e contadores precisam acompanhar as mudanças e ajustar rotinas com antecedência.
O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, reforça a urgência da adaptação. Segundo ele, os ajustes devem ocorrer até 31 de dezembro, para evitar problemas no início do ano.
Conchon alerta que, sem atualização, o produtor não conseguirá emitir vendas no próximo ciclo. Assim, a orientação é preparar a transição o quanto antes para garantir conformidade fiscal e evitar entraves operacionais.
Ele ainda destaca que a calculadora melhora o planejamento e amplia a gestão fiscal das atividades rurais, oferecendo mais clareza sobre os impactos do novo regime tributário.
