INÍCIO AGRICULTURA Hortaliças

Agro Fraterno: jovens se mobilizam no plantio de hortas urbanas

Alimentos frescos saem da horta direto para a merenda escolar e refeições de idosos e famílias carentes de São Francisco de Goiás

Beterraba, nabo, rabanete, alface, couve, quiabo e outros alimentos frescos saem da horta direto para a merenda escolar e refeições de idosos e famílias carentes de São Francisco de Goiás, depois que 10 jovens decidiram implantar o projeto Agricultura Urbana no município. 

A primeira horta foi construída em maio pelos integrantes da Comissão do Faeg Jovem, no colégio estadual Antônio Ferreira. “O objetivo era fomentar a agricultura urbana no município para alcançar o maior número de pessoas, por isso a escola foi escolhida”, ressalta a coordenadora da Comissão do Faeg Jovem, Letícia Quintino.


Com o apoio do Sistema Faeg/Senar e do Sindicato de Produtores Rurais do município, os jovens prepararam a terra e iniciaram o cultivo e com isso conseguiram engajar a comunidade escolar, que se familiarizou com o cultivo dos alimentos.  


Os alunos aprovaram a iniciativa. “É importante para nossa alimentação porque a gente tem que comer verduras e frutas todos os dias”, disse a estudante Tainara Cirilo.


Para a gestora do colégio, Rosângela Cardoso, um dos maiores ganhos foi o reforço na merenda escolar. “Cada alimento que sai da horta urbana contribui para o desenvolvimento dos alunos. É o combustível para deixar o corpo e a mente saudáveis”.


O projeto de Agricultura Urbana deu tão certo que outra horta urbana foi construída no abrigo de idosos ‘Lar dos Vicentinos’. Além disso, os alimentos colhidos são doados para a Unidade Básica de Saúde do município e famílias carentes.


Uma das beneficiadas é a dona de casa Juliette Alves de Oliveira. “Esses alimentos sempre vêm em bom momento. Graças a Deus sempre tem gente ajudando”.


Agro Fraterno - A ação desses jovens é umas das iniciativas estimuladas pelo Agro Fraterno, movimento do setor agro para estimular a arrecadação e doação de alimentos para pessoas impactadas pela pandemia.


Até o momento foram registradas as doações de 62.627 cestas de alimentos, mais de 193 mil quilos de alimentos e mais de R$ 480 mil reais. Para saber como registrar a doação, acesse http://www.agrofraterno.com.br/

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.