A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está trazendo calor e alta umidade próximo a costa do Ceará e aumenta a precipitação em diversas áreas do norte do país. Por isso, a reta final de fevereiro segue com alto potencial para temporais e previsão de chuva volumosa no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.
Fevereiro termina com as instabilidades tropicais causando bastante chuva em todo centro-norte do país, sendo que estas chuvas vem acompanhadas de raios e trovões. No momento da tempestade, busquem abrigo e não fiquem expostos. Apesar da chuva, o sol aparece e intercala com períodos de calor.
TEMPESTADE NO PR
O INMET publicou aviso de tempestade com alto grau de severidade no Paraná entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo entre domingo, 26, e segunda-feira. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
LEIA TAMBÉM:
Na região Oeste do Paraná a tempestade trouxe chuva forte e raios e causou alagamentos e transtornos em diversas cidades no inicio da manhã deste domingo.
LITORAL DE SP COM CHUVA FORTE
A chegada de uma nova frente fria ao estado de São Paulo coloca a faixa leste paulista em atenção ao aumento dos temporais, da chuva volumosa e novos transtornos. A situação é de solo saturado e a chuva tende a ser volumosa, portanto, segue o risco de novos deslizamentos e escorregamentos de terra, condições de alagamentos e transbordamento de córregos e rios.
Desta vez, o Litoral Sul de São Paulo e a Baixada Santista serão as áreas mais afetadas pelas chuvas, com previsão de 100 a 200 mm de chuva entre o domingo (26) e a terça-feira (28).
No Litoral Norte paulista, a condição de tempo não se compara com o do final de semana de Carnaval, mas a chuva ainda é forte e volumosa. Previsão de acumulados de 100 a 150 mm, sendo que na segunda (27) e terça-feira (28) chove a qualquer momento.