INÍCIO AGRICULTURA Geral

Volta do PAA: Conab recebe mais de 3.700 propostas, totalizando R$ 1,1 bilhão

A Conab recebeu, até a última sexta-feira, as inscrições de projetos das associações e cooperativas da agricultura familiar no PAA

Publicado em 05/07/2023

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu, até a última sexta-feira, as inscrições de projetos das associações e cooperativas da agricultura familiar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Foram apresentadas mais de 3.700 propostas, totalizando R$ 1,1 bilhão. Essa demanda é uma demonstração de que a nossa agricultura familiar é muito potente e resistiu a tempos de esvaziamento das políticas para o campo agrícola de um modo geral. O governo tem o compromisso de ampliar as políticas para garantir renda ao produtor e enfrentar a fome. Este resultado é um passo inicial para alcançarmos este objetivo Edegar Pretto, diretor-presidente da Conab Os projetos apresentados à Conab reúnem 77 mil famílias agricultoras, indígenas, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. Com previsão de entrega de 248 mil toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar a serem doados a pessoas em situação de insegurança alimentar.

"O montante demandado pela agricultura familiar é uma clara demonstração de que o nosso país perdeu, nos últimos anos, oportunidades para geração de renda no campo e combate à fome", completou Pretto. Mais de 3.600 associações e cooperativas apresentaram projetos, distribuídos em 1.572 municípios, sendo 49% do Nordeste, 19% do Norte, 15% do Sudeste, 10% do Sul e 8% do Centro-Oeste. Esses projetos têm 70% de participação das mulheres. O PAA prevê que os projetos tenham a participação mínima de 50% de mulheres nas propostas das organizações de produção. Nos projetos são ofertados mais de 350 tipos de alimentos diferentes, sendo 63% de hortigranjeiros, 18% de processados, 11% de carnes e pescados, 8% de grãos e 0,4% de sementes e mudas. Além disso, mais de 75% dos proponentes são associações, demonstrando a força e o apoio ao associativismo e ao cooperativismo. "Fizemos um forte processo para divulgar a retomada do PAA, os nossos critérios de acesso ao programa e orientar as famílias agricultoras para que tivéssemos esse nível de inscrições", disse o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.

Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, a Conab, além de estados e municípios.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.