Os preços do trigo estão foram negociados em alta na Bolsa de Chicago (CBOT) e Kansas, devido às oportunidades de compras dos investidores após quedas de mais de 6% registradas na semana passada. Além disso, a queda do índice do dólar e a valorização do euro contribuem para a tendência de alta, que melhora a competitividade das exportações americanas, em um momento em que a oferta da União Europeia está se esgotando e a Rússia concentra as atenções dos compradores.
E no que diz respeito à Rússia, a onda polar que afeta áreas de produção de trigo de inverno se soma aos fatores de alta devido à possibilidade de que temperaturas extremamente baixas possam prejudicar lavouras que não puderam ser cobertas por uma manta protetora de neve.
Em seu relatório semanal de fiscalização dos embarques americanos, o USDA levantou embarques de trigo de 201.673 toneladas, acima das escassas 85.672 toneladas do relatório anterior e dentro da faixa esperada pelos operadores, entre 75.000 e 350.000 toneladas.
Fonte: T&F Consultoria Agroeconômica, especial para o Portal Rural News