A maior disponibilidade de pastagens possibilitou a recuperação e a elevação da produtividade leiteira. O tempo frio e úmido no Rio Grande do Sul de forma geral, proporcionou condições ideais para o aumento de consumo de alimentos pelos bovinos leiteiros, favorecendo o conforto e o bem-estar do rebanho. No geral, houve redução nas infestações por carrapato bovino.
Comercialização
Em relação à comercialização, houve queda no valor pago pelo litro do leite. Porém, em razão da expressiva baixa dos custos de produção, somada ao aumento da produtividade, a margem de lucro ainda se mantém positiva para a atividade. Os fertilizantes destinados a pastagens de inverno estão sendo adquiridos praticamente pela metade do preço pago no mesmo período do ano passado. Houve queda também nos valores das rações, dos grãos e do diesel.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as temperaturas colaboraram para o conforto dos animais, assim como para o desenvolvimento das forrageiras. Os produtores da Campanha relatam que houve alguma formação de barro em corredores, mangueiras e locais de alimentação.
Além disso, na regional de Caxias do Sul, as propriedades mantiveram as condições sanitárias e de higiene dos animais, mantendo a qualidade do leite dentro dos padrões exigidos pela legislação. Na de Erechim, o nível de bem-estar dos animais está elevado devido às condições do tempo favoráveis.