Considerada a maior feira de difusão de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das três maiores do Brasil, a Tecnoshow Comigo 2023 terá início na próxima segunda-feira, 27 de março, em Rio Verde (GO).
A solenidade de abertura está marcada para 8h30, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO. Será conduzida pelo presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antonio Chavaglia.
Estão confirmadas as presenças de autoridades locais, estaduais e nacionais, além disso terá produtores rurais, expositores e empresários do setor, representantes de entidades do segmento agropecuário, estudantes, imprensa e demais públicos.
Antes que a solenidade aconteça, a diretoria da COMIGO e as principais autoridades participarão de uma coletiva de imprensa em espaço ao lado do auditório.
A feira ocorrerá até o dia 31 de março, com extensa programação. Envolve mais de 100 palestras, exposição de animais, máquinas e implementos, apresentação de novas tecnologias agrícolas, ações sustentáveis, lançamentos de novas variedades, entre outros.
Segundo Antonio Chavaglia, a Tecnoshow Comigo é a oportunidade para ampliar conhecimento e fazer importantes negócios.
“É uma feira já esperada pelo público. Muitos produtores aguardam a realização do evento para adquirir máquinas, equipamentos, insumos e novas tecnologias para suas propriedades. Além disso, vão se informar sobre os principais assuntos do setor, por meio da palavra de renomados especialistas do agro e técnicos do segmento. E a edição deste ano é especial, porque comemoramos 20 anos de realização”, destaca.
A COMIGO - organizadora do evento - tem a expectativa de que mais de 130 mil pessoas visitem a feira. Buscando informação, tecnologia, inovação e negócios voltados para o campo e que impactam positivamente as cidades.
Em uma área de 65 hectares, estarão 650 expositores de todo o País, com soluções que auxiliem desde o pequeno produtor até grandes produtores e empresas.
A evolução de negócios nos cinco dias de Tecnoshow, ao longo dos anos, são um retrato fiel da importância do evento principalmente para o agro brasileiro. Na edição passada, o volume ultrapassou R$ 10,6 bilhões.
Devido à importância da feira para a economia, ocorrerá a transferência simbólica da sede da capital do Estado de GO para Rio Verde, no período de realização do evento.
A informação foi publicada no Diário Oficial do último dia 6 de março, pelo Governo de Goiás. Com a previsão da instalação do gabinete do governo na feira, além de despachos de outros poderes e órgãos autônomos. Desde 2019, o governo estadual transfere a sede simbólica da capital para o município do Sudoeste goiano.
O presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, Antonio Chavaglia, enfatiza que a feira teve e tem grande relevância na história do desenvolvimento do agro brasileiro.
"Ao trazer o que há de mais moderno para o agro, os principais assuntos que permeiam o setor e disponibilizar isso ao alcance do produtor, a feira cumpre papel de protagonista no fortalecimento do segmento", salienta.
"Em todos estes anos, tivemos um crescimento exponencial na participação de público, expositores e nos números de comercialização durante a feira. São investimentos dos nossos produtores que proporcionam os incrementos fantásticos em produção e produtividade no campo”, reforça Chavaglia.
Do lançamento em 2002, até a última edição, em 2022, a Tecnoshow tem acompanhado a evolução do agro e contribuído para o crescimento do setor.
No primeiro ano, foram cerca de 50 expositores e público de 4 mil pessoas, em três dias de evento. Em duas décadas, esses números aumentaram para 650 expositores e previsão de público de 130 mil pessoas em 2023.
Comparando com a safra de grãos, por exemplo, nota-se um salto nesse período de uma produção nacional que passou de 119,1 milhões de toneladas, no ciclo 2003/2004, para 309,9 milhões de toneladas na previsão no ciclo 22/23.
Na pecuária, o rebanho bovino brasileiro saiu de 195,5 milhões de cabeças, em 2003, para 224,6 milhões em 2021, de acordo com dados mais recentes do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística].
“É inegável a contribuição da feira, a partir dos investimentos em produtos, tecnologias e novos conhecimentos para o alcance desses números. Só temos a agradecer a confiança que expositores, produtores e visitantes têm na COMIGO e em nosso evento. Temos buscado sempre proporcionar uma feira que atenda às demandas de diferentes públicos. Hoje, podemos afirmar que a Tecnoshow Comigo é referência nacional", completa Chavaglia
Para este ano, a COMIGO fez uma série de melhorias na infraestrutura do CTC, espaço de realização da feira.
A área de 65 hectares, onde está localizada a Tecnoshow recebeu melhorias, sobretudo para receber novos expositores e visitantes durante os cinco dias do evento.
Foi realizado o plantio de grama em cerca de sete mil metros quadrados, em um espaço que recebeu, ainda, ampliação das redes elétrica e hidráulica.
Em relação às empresas expositoras, a Cooperativa ampliou a área de desembarque de maquinários que serão expostos durante a feira, especialmente pela dimensão dos mesmos, que vem crescendo.
A área de estacionamento foi ampliada em cinco hectares (mais 4.200 novas vagas). Também foram pavimentados mais 2 mil metros quadrados de área com asfalto, tanto para promover o acesso às entradas, quanto aos novos estandes. A atual capacidade dos estacionamentos passa a comportar 12.800 veículos e ônibus.
Em relação à alimentação, a COMIGO realizou melhorias no Restaurante 1, que deverá agilizar o preparo das refeições, e ampliou o espaço do Restaurante 3. A área de Food Truck agora ocupa novo espaço.
Complementando a experiência, foram disponibilizados mais bancos nas áreas de descanso e ampliados os acessos a bebedouros e protetores solares.
Atividades relacionadas à preservação e cuidados com o meio ambiente fazem parte da programação.
Entre as novidades deste ano estão um espaço reservado para conscientização sobre a apicultura e sua importância para a polinização e para a agricultura. E a elaboração de um inventário sobre a emissão de gases de efeito estufa. Também estão previstas parcerias para coleta seletiva, entrega de mudas de espécies nativas e palestra sobre mudanças climáticas.
O projeto Kombee, especializado no desenvolvimento de educação ambiental, é um dos parceiros que estará na feira.
Quem passar pelo local conhecerá, por meio de uma visita guiada, espécies de abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil e excelentes polinizadoras. Também vão entender como elas contribuem para a produção no campo, inclusive com demonstração da melhoria obtida com a polinização de frutos.
No mesmo ambiente do projeto Kombee, os visitantes conhecerão mais sobre os processos de coleta seletiva, com o apoio da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (Coop-Recicla).
Durante toda a feira, e ao final do evento, os resíduos coletados vão ser encaminhados para separação e processo de reciclagem, por meio da cooperativa. Além disso, outra iniciativa da coordenação de Meio Ambiente da Tecnoshow será a doação de 20 mil mudas de espécies nativas e uma palestra sobre mudanças climáticas e os desafios no mundo rural.
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que atualmente ultrapassa 170 hectares (área total do CTC).
Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas. Assim a COMIGO realiza a Tecnoshow.
A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.
Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)
Tecnoshow começa nesta segunda (27/03), em Rio Verde/GO
Uso de tecnologia agilizará processos de fiscalização de carnes no país
ILC teve queda de 5,47% no último mês