Os preços da soja foram negociados ligeiramente mais altos na sessão diária dA Bolsa de Chicago, em linha com as melhorias no petróleo. Entre os fatores que favorecem a recuperação após quedas em torno de 2%, destaca-se a continuidade do clima seco e muito quente em grande parte das áreas produtoras da Argentina, o que continua afetando as expectativas de produtividade e o volume da nova safra.
O mercado está acompanhando de perto os acontecimentos que estão ocorrendo no Brasil, após o ataque de militantes de Bolsonaro em Brasília contra os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Ocorre que a safra está dando seus primeiros passos em Mato Grosso e Rondônia, e a chance de bloqueios de estradas é latente devido à tensão que reina no país que ocupa o primeiro lugar entre produtores e exportadores de soja.
Em seu relatório semanal de fiscalização dos embarques, desta vez para o segmento de 30 de dezembro a 5 de janeiro, o USDA informou hoje embarques de soja de 1.438.183 toneladas, quase em linha com as 1.475.344 toneladas do relatório. das operadoras, entre 1 e 1,85 milhão de toneladas.
Fonte: T&F Consultoria Agroeconômica, especial para o Portal Rural News